A pouca experiência do motorista do caminhão pode ter sido um fator decisivo para a tragédia, segundo peritos especialistas em acidentes de trânsito.
Jadson Santos Alves, de 25 anos, foi habilitado na categoria 'E' há seis mesesEle seguia de Ipatinga, no Vale do Aço, para São Caetano do Sul, no ABC paulista, mas no Anel Rodoviário de Belo Horizonte perdeu a entrada para a BR 381, ignorou as placas que indicavam as saídas para veículos pesados
O perito criminal de trânsito e engenheiro mecânico Ricardo Simões acredita que o problema principal foi a imperícia do condutor em trafegar em alta velocidade em um trecho de declive"Um motorista experiente, ciente do peso bruto do conjunto, estaria usando o freio-motor e bem mais devagar", explica.
O em.com.br conversou com dois peritos da Polícia Civil que estão trabalhando no caso, mas que preferiram não se identificarPelas condições da via, não foi possível precisar se há marcas de frenagens no asfalto, mas a perícia irá voltar ao local para colher novos indícios que levem ao desfecho do caso
Peso
A carreta carregada com bobinas de aço chegou a ser parada no posto de pesagem do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), em Jaguaraçú, no Vale do AçoFoi constatado um excesso de 20 quilos no eixo central do conjunto, peso irrelevante, por isso o veículo foi liberado para seguir viagem, embora a empresa propeietária do caminhão tenha sido multadaSegundo o orgão, nesse caso, a carreta poderia estar com excesso de até 850 quilos que seria liberada sem problemas, mas a multa (de menos de R$ 100) foi aplicada como determina a leiA Scania 113H fabricada em 1994 possui recurssos de frenagens de emergência quando o veículo trafega em velocidade compatível com a via e dentro do peso máximo permitido
O peso bruto do veículo era de 44 toneladas, seis toneladas abaixo do máximo permitidoOutro perito da Polícia Civil que esteve no local do acidente disse à reportagem que dois pneus estavam carecas, mas que eles estavam em um eixo inutilizado e sem contato com o soloO disco do tacógrafo será analisado pela perícia nesta segunda-feira (11) e o sistema de freios do Scania será desmontado para verificar uma possível falha na câmara de ar ou desgaste excessivo das lonas de freio.
O motorista permanece preso no Ceresp São Cristovão, em Belo Horizonte