(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operários de obras da capital são encontrados em situação degradante em alojamento

Os homens amontoados em pequenos cômodos sem condições básicas de higiene e conforto. Eles trabalham em obras de edifícios de luxo que estão sendo levantados nos Buritis, Belvedere e na cidade de Nova Lima.


postado em 01/06/2012 19:22 / atualizado em 01/06/2012 19:56

(foto: Divulgação MPT)
(foto: Divulgação MPT)
Dezenas de operários foram encontrados em situação degradante e desumana no fim da noite de quinta-feira em um alojamento no Bairro Estrela Dalva, na Região Oeste de Belo Horizonte. Após denúncia, fiscais Ministério Público do Trabalho (MPT) foram até o aglomerado onde os trabalhadores estavam morando e encontraram os homens amontoados em pequenos cômodos sem condições básicas de higiene e conforto.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belo Horizonte e Região (STICBH), eles trabalham para quatro grandes construtoras em obras de edifícios de luxo que estão sendo levantados nos bairros Buritis, Belvedere e na cidade de Nova Lima. Conforme o sindicato, a maioria dos trabalhadores foram aliciados por “gatos” na Bahia. O “gato” é a pessoa que encontra operários interessados em empregos, oferece condições inexistentes e leva esses homens de forma ilícita para o trabalho.

O alojamento onde os homens ficavam está em áreas de risco, um barranco muito perigoso, conforme informou o sindicato. Os cômodos estavam superlotados, com operários dormindo em beliches empilhadas ou até mesmo no chão. De acordo com o STICBH, não há água potável no alojamento e os poucos utensílios existentes para cozinha - fogão velho, botijão - são descontados do salário dos trabalhadores.

(foto: Divulgação STICBH)
(foto: Divulgação STICBH)


Um dos operários que estava acidentado vivia jogado no precário alojamento sem atendimento médico. Ele está com o calcanhar muito inchado devido acidente de trabalho ocorrido há nove dias por causa de uma queda de altura de mais de três metros.

(foto: Divulgação MPT)
(foto: Divulgação MPT)
Ainda de acordo com o sindicato, as empresas descumprem a legislação trabalhista pagando salários com valores abaixo da convenção coletiva vigente. O “gatos” obrigaram os trabalhadores a assinarem recibos com valores acima do que efetivamente recebem. Além disso, foram descontadas as passagens de vinda para BH e pelas contas dos “gatos” os trabalhadores sempre estão devendo a empresa.

Reunião

Na tarde desta sexta-feira, representantes do sindicato se reuniram com as empresas na sede na Procuradoria Regional do Trabalho de Minas Gerais. Ficou acordado no encontro que as as construtoras providenciem, ainda hoje, a transferência dos trabalhadores para alojamentos melhores. Também consta no acordo que, à partir de segunda-feira cada trabalhador poderá optar por continuar trabalhando ou voltar para sua cidade de origem. Em ambos os casos, vão receber todos os direitos devidos que serão quitados pelas empresas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)