(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samu será ampliado para 104 cidades


postado em 11/05/2012 08:52 / atualizado em 11/05/2012 10:29

Prefeitos, secretários de Saúde e diretores de associações médicas de 104 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, decidiram criar a Macrorregião Centro. Reunidos na Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, em BH, eles assinaram ontem o termo de adesão para implantar a rede de urgência e emergência na Região Central do estado, com investimentos de R$ 5,2 milhões, em parceria dos governos estadual e federal. Trata-se da terceira rede interligada de urgência, desde a experiência pioneira da Macrorregião Norte, em 2008.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, para uma rede desse porte funcionar bem é preciso levar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a cidades com menos de 100 mil habitantes. “O serviço será também ampliado de 30 para 100 ambulâncias com suporte avançado”, diz.

Para o prefeito de BH, Marcio Lacerda, a rede fortalecerá a saúde pública dos municípios, que, sozinhos, não suprem todas as demandas. Com essa rede de urgência, as unidades do Samu atuam integradas a um complexo regulador. A ambulância, ao resgatar o paciente, saberá qual hospital mais próximo tem leito disponível e se está em condições de atender adequadamente. A proposta é de que 90% da população tenha acesso rápido a um serviço de saúde, seja por ambulância, unidade de pronto atendimento (UPA) ou hospital.

A Macrorregião Centro terá 52 equipes multiprofissionais de atenção domiciliar, que continuarão acompanhando o paciente após a alta hospitalar. Até dezembro, deve ser inaugurada a área pleiteada para ser a sede do complexo regulador no Bairro Gameleira, na Região Oeste de BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)