Jornal Estado de Minas

Pesquisa diz que maioria de caminhoneiros envolvidos em acidente usava drogas

Pesquisa inédita com caminhoneiros mostra que maioria dos envolvidos em acidentes usava drogas que espantam o sono, mas alteram comportamento e põem zumbis à solta em estradas

Mateus Parreiras

Caminhoneiro da cidade de Anapolis, em Goias, fala sobre o uso de estimulantes proibidos no estacionamento da CEASA-MG. - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

 

Caminhoneiros que batem, tombam seus veículos ou atropelam pedestres nas estradas que conduzem a Minas Gerais guiam sem dormir, turbinados por estimulantes à base de anfetaminasA proporção é o que indica pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais com condutores de veículos de carga nas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), em Contagem, na Grande BHO trabalho inédito mostra que 50,9% dos condutores de cargas que se acidentaram fazia uso das drogas conhecidas como rebites, cuja importância no universo dos desastres nunca foi estudada a fundoA estatística é ainda mais alarmante quando se leva em conta que praticamente um a cada dois acidentes em rodovias mineiras no ano passado teve envolvimento de carretas e caminhões, como mostrou a série “Homens-bomba ao volante”, publicada pelo Estado de Minas entre janeiro e fevereiro.

Motoristas que tomam anfetaminas se tornam eufóricos, têm a capacidade de julgamento afetada e não dormem por horas a fioO risco de causar um acidente quando seus reflexos falharem ou de dormirem quando o efeito do rebite passar é 95% maior do que o de quem não consome drogasA proporção é resultado do cálculo de prevalência feito pela equipe de pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas, coordenada pelo professor e médico-perito Leandro Duarte de Carvalho“Concluímos que o problema das anfetaminas nas estradas é tão grave quanto o do álcool nas ruas da cidadeE é algo de que o caminhoneiro dificilmente consegue escapar, na situação atual, com a pressão, o prazo de entrega, os prêmios, as comissões, tudo para apressá-lo”, considera o médico.

A pesquisa foi feita com entrevistas entre 2008 e 2010 e será apresentada neste ano no 22º Congresso da Academia Internacional de Medicina Legal (IALM), em Istambul, na TurquiaForam 216 entrevistados, dos quais 51,3% admitiram fazer uso de anfetaminas para dirigirA CeasaMinas foi escolhida por concentrar motoristas de diversas as estradas do Brasil, que têm um prazo de entrega mais rígido, por transportar quase sempre produtos perecíveis“É importante que não culpemos apenas os caminhoneiros, taxando-os de irresponsáveis

A condição de trabalho da categoria é muito ruim”, alerta Carvalho“Numa certa perícia que fiz, o caminhoneiro acidentado disse ter dirigido por 17 horas diretoNão acreditei, porque é um esforço desumanoSolicitei os registros da empresaPara minha surpresa, os dados confirmaram a alegação do motorista”, conta o médico.

- Foto: O que parecia caso isolado se mostrou quase uma regra depois da pesquisaDos entrevistados que consomem anfetaminas, 86,9% afirmaram conduzir o veículo por mais de 13 horas ininterruptas, sendo que 75,8% disseram dormir menos de cinco horas diáriasA frequência de utilização da droga também é alta: 57,1% dos entrevistados afirmaram usar os estimulantes pelo menos três vezes por semana“Tomo rebite direto para rodar por três dias seguidosSe não for assim, não dou contaE é meu próprio patrão quem diz para não esquecer dele (do rebite)”, admite um caminhoneiro de Anápolis (Goiás) que roda 820 quilômetros até Minas para entregar 17 toneladas de abacaxi na CeasaMinas
A rotina já conduziu a acidentesNo último, o efeito do rebite passou e o caminhoneiro dormiu de repente, atingindo a traseira de uma carreta que seguia na frenteAssustado, acordou entre as ferragens retorcidas, sentindo dores lancinantes.

A situação que envolve profissionais como ele é tão grave que somente um acordo que envolvesse sindicatos, empresas, fiscais das polícias rodoviárias, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e Departamentos de Estradas de Rodagem poderia resolvê-la, afirma o médico perito Leandro Carvalho“Os sindicatos não deixam as empresas fiscalizar os caminhoneiros e fazer testes específicos para dosagens de substânciasMuitas empresas também não se empenham, pois exigem muito dos caminhoneiros”, consideraEnquanto isso, a fiscalização é inócua“Os bafômetros brasileiros não conseguem apontar quem usou drogas, uma vez que são desenhados para detectar a presença de álcoolTemos de mudar nossa mentalidadeAs anfetaminas estão matando nas estradas e equipamentos de testes rápidos para essas substâncias são mais baratos que um etilômetroMas falta interesse para motivar uma fiscalização adequada destes condutores”, alerta o especialista.

"Rodei três dias vidradoNem lembro do rebite passandoSó apagueiDei por mim todo cortado, no meio dos ferros do meu caminhão e os da traseira da carreta em que batiA dor era demaisAchei que fosse morrer"
, caminhoneiro de 33 anos, de Anápolis (GO)