(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAIRRO SÃO JOÃO BATISTA

Suspeitos arrombam galpão e roubam duas máquinas de raio X em Venda Nova

Também foram levados 20 cadeiras de dentista. Os suspeitos ainda não foram encontrados


postado em 02/05/2012 15:21 / atualizado em 02/05/2012 18:59

A polícia está à procura de suspeitos de roubar dois aparelhos de raio X nesta quarta-feira em um galpão localizado na Avenida Álvaro Camargo, Bairro São João Batista, na Região de Venda Nova. Também foram levadas 20 cadeiras de dentistas.

O furto foi flagrado pelo vigia do local, que encontrou o portão arrombado no momento em que chegava para trabalhar e acionou a Polícia Militar. “Não sabemos se a pessoa sabia o que estava roubando. Caso não saiba, ela pode violar o material, se contaminar e contaminar também outras pessoas”, afirmou o tenente Filemon Gonçalves dos Santos, do 49º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo ele, no local há outras duas máquinas do mesmo tipo. “O dono do terreno ganhou o material em um processo judicial, que me parece ser de falência. Não são como os objetos de antigamente que são grandes. Por isso foi fácil levar”, explica o militar.

A polícia pede a colaboração da população para tentar encontrar os suspeitos. “Pedimos a ajuda da sociedade para fazer denúncias pelo 181, caso vejam ou saibam informações sobre o ocorrido”, diz. Também orienta aos donos de ferro velho a não receberem o material.

Diferente do informado pela Polícia Militar, os aparelhos de raio X não possuem material radioativo. “Não tem material radioativo. Caso ligue na tomada esse processo faz ele liberar radiação, que são os chamados raio X. Mas, desligado é como se fosse uma geladeira ou um fogão velho”, explica Luiz Machado, da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), dentro dos aparelhos há um resíduo químico, óleo refrigerador, que pode ser prejudicial à saúde humana. A substância é cancerígena. Ainda segundo a secretaria, o descarte do equipamento de raio X é de responsabilidade do proprietário e a Vigilância Sanitária deve ser informada quando o objeto for desativado.

Roubo no RJ

No domingo, homens armados roubaram um carro em Duque de Caixas, no Rio de Janeiro, que continha materiais radioativos. Um grupo fez refém o funcionário da empresa e levou o veículo na Rodovia Washington Luís, próximo ao acesso à Linha Vermelha. O carro continha uma caixa com o elemento Selênio 75, utilizado em radiografias para soldas industriais. O produto radioativo estava dentro de uma caixa com um dispositivo de segurança para evitar o vazamento da carga.

Nessa terça-feira, o veículo foi localizado após uma denuncia anônima. O material radioativo estava no porta malas e não foi violado. Os suspeitos ainda são procurados. O Selênio 75 é considerado um produto de alto risco ambiental e para a saúde. Na indústria, ele é usado em radiografias para inspeção dos equipamentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)