(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovem que matou taxista em Minas volta dos EUA, mas ficará apreendido apenas 13 dias

José Rogério Ferreira de Souza, de 20 anos, cometeu o crime em 2008, quando era menor de idade. Como completa 21 anos em 24 de abril, ele será solto conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)


postado em 11/04/2012 16:36 / atualizado em 11/04/2012 17:13

Já está no Brasil José Rogério Ferreira de Souza, de 20 anos, que fugiu para os Estados Unidos após matar um taxista em 2008, na cidade de Teófilo Otoni, Região do Vale do Mucuri. O jovem cometeu o crime quando era menor de idade e, por isso, ficará 13 dias apreendido, pois completará 21 anos em 24 de abril. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), menores que se envolvem em crimes no país só podem ficar apreendidos por no máximo três anos ou até completar 21 anos.

O jovem chegou em São Paulo na madrugada desta quarta-feira e deve ser transferido nos próximos dias para Teófilo Otoni. O chefe do departamento de Polícia Civil do Nordeste de Minas, Antônio Calros de Alvarenga Freitas, afirmou que ainda não foi comunicado sobre a transferência e se mostrou contra a ida do jovem para a cidade. “Não queria ele aqui. Entendo que ele devia ficar em São Paulo”, afirma o delegado. Segundo ele, José Rogério já estava preso nos EUA há cerca de oito meses. “Ele foi pego com documentos falsos lá. Como estávamos em contato com a imigração americana, repassamos diversas peças informativas sobre o processo do crime que ele praticou aqui”, explica.

Em relação ao tempo em que o jovem vai ficar detido, o delegado diz que já é um fato normal no país. “É uma situação que ninguém deseja. Ninguém quer que o criminoso fique por perto, mas é uma situação que acontece todo dia”, diz Antônio Alvarenga.

O crime


O jovem José Rogério fugiu para os EUA após assassinar brutalmente um homem na Zona Rural de Teófilo Otoni. Junto com outros dois comparsas, ele ligou para o telefone do taxista, Heraldo de Souza, de 68 anos, e pediu uma corrida para o distrito de Cabeceira do São Pedro.  O trio entrou no veículo e seguiu em direção a Teófilo Otoni. No meio do caminho, os três mandaram o motorista parar o carro e roubaram a carteira, o celular, o relógio e R$ 70 da vítima.

“Como não tinha muita coisa, eles pediram que o taxista entregasse cartões de crédito. O motorista falou que não tinha e foi ai que eles mataram ele como queima de arquivo”, afirma o investigador Sandenberg Soares Pereira, que participou da investigação do crime.

Com a negativa do motorista, o trio desfez uma cerca e amarrou o homem com arame enfarpado. O menor, segundo o investigador, pegou um pedaço de madeira e bateu diversas vezes na cabeça da vítima. Após cometerem o crime, os homens jogaram o corpo da vítima em uma córrego próximo a estrada.

Dois dos ladrões, Valdnei Leal de Souza, o Tintin, e Uesbres Pereira da Silva, foram presos e condenados a 28 anos de prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)