(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Previsão do tempo mais dinâmica


postado em 01/04/2012 07:29

O Estado de Minas estreia hoje novo formato da previsão do tempo. Os dados serão fornecidos pelo ClimaTempo, instituto de meteorologia presente em toda a América do Sul, e analisados pelo meteorologista Ruibran dos Reis, diretor regional da empresa. “Vamos juntar os dados produzidos pela central de meteorologia, com uma experiência de 30 anos fazendo a previsão do tempo em Minas Gerais”, afirma o especialista. Além da previsão para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, o leitor do EM terá acesso às informações de cidades importantes das diferentes regiões de Minas Gerais.

A previsão específica para Belo Horizonte terá um detalhamento especial, com informação de três dias de antecedência. Serão destacados dados como a probabilidade de chuva, o volume esperado da precipitação e a umidade relativa do ar, além das temperaturas mínimas e máximas para os próximos três dias.

Outra novidade é a presença de alertas meteorológicos nas edições. “Se houver previsão de chuva muito forte, granizo, geada ou até alertas sobre a seca, essas informações estarão destacadas na previsão diária. Temos uma estrutura capaz de gerar imagens de satélite e vários modelos de simulação que permitem uma previsão com até sete dias de antecedência. O confronto dessas informações com a dinâmica do tempo em Minas nos permite chegar às conclusões que estarão no mapa. Quem tem a ganhar é o leitor do EM”, completa o meteorologista.

O mapa do tempo está dividido em nove regiões do estado, traz a estação do ano em vigor e seu período, as fases da lua com suas respectivas datas e os horários do nascer e do pôr-do-sol. No topo, há uma frase resumo da previsão geral. À direita, um texto estará disponível com mais informações. No canto esquerdo, um box traz os alertas do dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)