(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Criminoso apontado como o maior assaltante de bancos do país é transferido para BH

De acordo com a polícia, ele tem mandado de prisão em aberto em 19 estados e pertence à uma das organizações criminosas mais perigosas do Brasil


postado em 29/03/2012 21:23 / atualizado em 29/03/2012 23:31

Um homem apontado pela polícia como um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil, que tem 19 mandados de prisão em aberto, foi transferido para Belo Horizonte nesta quinta-feira. Rubens Ramalho de Araújo, conhecido como Rubão, foi preso no dia anterior no estado do Tocantins.

De acordo com o chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Islande Batista, Rubão foi localizado por uma equipe da Divisão de Repressão a Organizações Criminosas. “A equipe já o estava monitorando, pois quatro dos mandados de prisão foram expedido pela Justiça mineira, mas a maioria dos crimes que cometeu foi em outros estados da federação”, disse.

O delegado não revelou detalhes sobre os crimes cometidos por Rubens em Minas Gerais. Segundo ele, ainda são cumpridas diligências, possivelmente para tentar capturar outros integrantes da organização criminosa comandada por ele. “É um dos maiores grupos de assalto a bancos do país. Eles agem com emprego de muita violência e terror”, salientou Islande Batista.

Rubens deverá ser apresentado pela polícia na manhã da próxima segunda-feira quando, segundo afirmou o delegado Islande Batista, serão revelados os detalhes sobre a atuação dele no estado.

Alta periculosidade

(foto: Secretaria da Seguranca Publica e Defesa Social do Estado do Ceara/Divulgacao)
(foto: Secretaria da Seguranca Publica e Defesa Social do Estado do Ceara/Divulgacao)
Rubens nasceu no sertão da Paraíba e se tornou um perigoso assaltante, procurado pelas polícias de pelo menos cinco estados brasileiros. Ele é líder de uma quadrilha que cometeu grandes assaltos a bancos e carros-fortes em várias cidades nordestinas, além de Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste do país. No Nordeste ele tem mandados de prisão expedidos pela Justiça da Paraíba, do Piauí e do Ceará.

Foi em Fortaleza, capital cearense, que Rubens teria cometido um dos maiores assaltos de sua tragetória criminosa. Ele comandou o ataque a um carro forte dentro do maior shopping da cidade, quando foram roubados R$ 480 mil. Ele foi preso em 2007 por causa deste crime, sendo detido no presídio de segurança máxima de Fortaleza de onde fugiu, juntamente com outros 25 presos, em setembro de 2008. Ele é descrito pelas autoridades policiais como um homem extremamente perigoso.

“Novo cangaço”


A polícia mineira tem fechado o cerco aos grandes grupos criminosos, que promoveram diversos assaltos em Minas Gerais e em outros estados do país. Na semana passada foram presas cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, envolvidos no maior roubo já ocorrido no estado, quando, em setembro de 2010, foram levados R$ 46 milhões da empresa Embraforte, na capital.

Após este assalto, realizado na Região da Pampulha, a polícia começou a falar no “novo cangaço” para se referir ao modelo de atuação dos criminosos, em referência às táticas usadas pelos cangaceiros nas décadas de 1920 e 1930 no que se refere ao emprego de violência. Estes grupos utilizam armamento pesado, fazem uso de violência psicológica e realizam planejamento rigoroso para executar ações ousadas.

Uma das ações mais impressionantes registradas em Minas Gerais foi em janeiro de 2007, nas regiões do Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce e no Noroeste mineiro. Em menos de 24 horas, seis bancos foram assaltados nas cidades de São Gotardo, Tiros, Brasilândia e São José do Maranhão.

Em São Gotardo, que teve duas agências invadidas, 15 criminosos sitiaram a cidade e usaram cidadãos como escudo. Um juiz, um delegado, um policial e mais oito pessoas foram feitas reféns durante a fuga do bando, sendo posteriormente libertados. Armas de maior porte, como metralhadoras, escopetas e fuzis compunham o arsenal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)