(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funed passa a produzir kit para diagnóstico de leishmaniose


postado em 29/03/2012 07:25

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) passa a produzir o kit para diagnóstico de leishmaniose visceral canina a ser utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de acordo de licenciamento de tecnologia assinado com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é regularizar de vez as interrupções na realização dos exames no estado. O material para teste ofertado pelo Ministério da Saúde para atender os laboratórios centrais de saúde pública do pais (Lacens) atualmente está concentrada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no Rio de Janeiro, o que dificulta o atendimento da demanda em Minas.

Ontem, no campus Pampulha da UFMG foi assinado contrato. O modelo de transferência adotado é inédito para a universidade. O acordo não estabelece previsão de remuneração pelo uso da tecnologia, desenvolvida por grupo de pesquisadores coordenados pelo professor Wilson Mayrink, de 87 anos, aposentado do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A decisão pelo licenciamento não oneroso justifica-se pelo fato de a tecnologia estar relacionada ao diagnóstico de doença negligenciada e de grande impacto sobre a saúde pública.

“É o final de uma trajetória de 41 anos de pesquisas, de luta, de viagens ao interior do estado, ao Nordeste e ao Norte brasileiros”, disse Wilson Mayrink, diretor do projeto. O pesquisador também desenvolveu a vacina humana contra a doença, que também deve ter sua produção disponibilizada a partir do modelo de licenciamento não oneroso. “É uma glória ver que os estudos de imunologia, em particular sobre leishmaniose, chegaram ao ponto de beneficiar a sociedade”, comentou Mayrink, que foi aluno de Amílcar Viana Martins.

A tecnologia método e kit para diagnóstico de leishmaniose visceral está protegida junto ao INPI por meio do pedido de patente PI1000664-8. Seus inventores são os pesquisadores Wilson Mayrink, Maria Norma Melo, Marilene Suzan Marques Michalick, Eloisa de Freitas e Soraia Oliveira Silva. O kit foi desenvolvido no setor de leishmaniose do Departamento de Parasitologia do ICB e envolveu os laboratórios de Biologia da Leishmania, de Sorologia e de Leishmanioses.

De acordo com a Funed, em 2011 seu Serviço de Doenças Parasitárias – que é referência nacional em diagnóstico de leishmaniose visceral – foram processadas 19.677 amostras para diagnóstico da doença canina. Em toda a rede de laboratórios públicos e privados de Minas foram realizadas quase meio milhão de amostras de animais com suspeita de doenças. “A Funed coordena essa rede e, além dos exames, promove a capacitação dos técnicos, monitoramento da qualidade dos testes de outros laboratórios e supervisão deles. Só em 2011 analisamos 440 mil amostras de toda a rede”, informa a técnica do serviço, Maria Regina Lages Guerra. O grande benefício do estudo, segundo a pesquisadora Sophie Yvette Leclercq, da Funed, é assegurar a regularidade da distribuição e evitar interrupções na realização dos exames


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)