"É uma questão estatísticaSe temos mais ônibus circulando nas estradas, mais acidentes ocorremO problema é que, quando ocorre um desastre no transporte coletivo, temos número maior de vítimas", analisa o chefe do Departamento de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia da UFMG, Nilson Tadeu Nunes"Os aviões são muito seguros, mas quando cai um, muitos morrem e isso causa uma comoção muito grandeObservamos mais acidentes também com aeronaves devido ao aumento dos voos", compara
Ainda de acordo com o Denatran, de janeiro do ano passado ao mesmo mês deste ano, houve acréscimo de 7.570 ônibus e micro-ônibus, uma adição de 8,7% no período, passando de 85.514 para 94.084No país, o crescimento foi de 61.015 veículos, o que representou incremento de 8,3% na frotaO índice é pouco inferior ao registrado em Minas.
A situação das estradas é outro problema
A obrigação de cumprir horários para não atrasar o cronograma das empresas de transporte, tanto as de passageiros comerciais quanto as especializadas em conduzir trabalhadores de firmas, também têm efeito decisivo nas condições dos motoristasEssa cobrança sobre os condutores incentiva comportamentos imprudentes"Principalmente nos feriados e altas temporadas, vemos muito isso: motoristas precisam cumprir os horários de viagem para não travar as rodoviárias ou o esquema de logística das empresas", observa o professor de engenharia de transportes da PUC Minas e especialista da consultoria Localett, Paulo Rogério da Silva Monteiro.
VEÍCULOS PRECÁRIOS As condições dos veículos e dos motoristas também deixam a desejar principalmente no interior, de acordo com o especialista em transporte e trânsito"Muitos ônibus usados nas cidades acabam se transformando em veículos de viagem intermunicipais e até interestaduaisSão veículos desgastados e cuja manutenção deixa a desejar", acredita MonteiroAinda de acordo com ele, os motoristas deveriam receber treinamento mais rígido para trabalhar em linhas e nas viagens"São profissionais que deveriam estar em constante treinamento e reciclagemO ideal é que tenham cursos de direção defensivaAs empresas também precisam respeitar o limite de seus funcionários, não os expondo a jornadas excessivas nem prazos muito exíguos", diz.
Segundo o assessor de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais, Adilson de Souza, o aumento do número de vítimas de acidentes envolvendo ônibus não indica que haja mais mortes
Ainda segundo o policial, Minas não tem tradição em grandes desastres de ônibus em rodovias federais"Os estados onde ocorrem mais esses acidentes são os do Sul, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde há ingresso intenso de motoristas estrangeiros, que não conhecem bem nossas estradas e regras de circulação e por isso se envolvem em batidas", avalia o assessor da PRF.
Apesar de a frota de ônibus norte-americana ser pouco maior que a brasileira, com pouco mais de 800 mil veículos, só 1 mil pessoas ficaram feridas e 50 morreram em 2008 inteiro, de acordo com a Administradora da Segurança de Transportes Automotores dos EUA, órgão que projeta medidas de segurança e estuda acidentes em âmbito federal.