A construção da nova rodoviária vai começar em julho deste ano, mesmo que as cerca de 200 famílias que residem no terreno onde será erguido o terminal não tenham sido removidasA garantia foi dada pela Prefeitura de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira, durante a assinatura do contrato de concessão da rodoviária, pela empresa Consórcio EPC Socicam
A licitação para o início das obras foi adiada diversas vezes e sofreu mudançasNo primeiro projeto, apresentado em novembro de 2010, estava prevista a construção de um shopping e de um centro comercial, que depois foi descartada
Após os adiamentos e mudanças, três empresas apresentaram as propostas para o projeto: MRV, Cowan e SocicamEsta última apresentou a melhor proposta e pagará o valor de outorga de R$ 6,1 milhões para construir e fazer a manutenção da rodoviária, que será instalada atrás da Estação BHBus do Bairro São Gabriel, na Região Nordeste da capital, no entrocamento entre a Avenida Cristiano Machado e o Anel Rodoviário
Para o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a nova rodoviária vai facilitar a vida de usuários, além de desafogar o trânsito“Teremos melhorias para o usuário e para as condições do trânsito no hipercentro da cidadeTambém vai ter a integração com o sistema BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus ) e com a linha 1 do metrô”, explicaA antiga rodoviária, Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), no centro de BH, vai passar a receber os ônibus metropolitanos, quando o novo empreendimento estiver pronto
Desapropriações
Os recursos para a desapropriação das cerca de 200 famílias serão investidos pela PBH
Os trabalhos para remoção das famílias serão feitos pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel)
O projeto
O projeto da rodoviária prevê um terminal moderno com 41 plataformas, que podem ser estendidas para 56 em dias movimentadosTambém estão previstas e 400 vagas de estacionamentoA edificação vai ocupar uma área de 62 mil metros quadrados, investimento previsto de R$ 50 milhões