Veja o mapa do barulho em BH
O pico naquela madrugada foi de 66,5 decibéis, atingido apenas quando algum dos poucos ônibus que desciam pela rua vazia precisava parar e depois arrancar, acelerando forteUm nível de ruído que fica dentro do produzido por um mixer de preparar frozens e pratos pastososAqui e ali ainda funcionavam barzinhos com muita gente bebendo cerveja e colocando música sertaneja para tocar nos jukeboxesPorém, como esses estabelecimentos se encontram em partes desabitadas da região, não incomodavam ninguém.
NEGOCIAÇÃO PROVEITOSA
Na Floresta, Região Leste, o silêncio que embala a noite de quem mora na Rua Pouso Alegre, próximo ao Complexo da Lagoinha, foi conquistado com negociações que resolveram problemas registrados no passado“Tivemos muitas dificuldades com bares e com locais de festas que começavam muito tarde e varavam a madrugada, mas eles fizeram reformas, adaptaram sua acústica e hoje funcionam sem nos importunar”, afirma o pastor Giovam Casteluber, que há 10 anos mora aliDe acordo com ele, há dois anos as discussões com os proprietários desses estabelecimentos resultaram em acordos pela paz na vizinhança.
Outro local onde as medidas de isolamento acústico foram bem recebidas é a Rua Francisco Bicalho, no Caiçara, Região Noroeste, onde funcionam pelo menos três churrascariasOs estabelecimentos fecharam com vidros os espaços abertos e agora as reclamações da vizinhança são apenas quanto aos frequentadores que estacionam ou deixam as ruas, algumas vezes fazendo barulho ou discutindo com os flanelinhas