Jornal Estado de Minas

Mobilidade urbana: obra do Vetor Sul começa em abril

Foi assinado ontem o contrato para a construção da trincheira e viaduto que ligará a MG-030 à BR-356. Obra deve facilitar a vida de 100 mil motoristas que trafegam diariamente pela região

Paola Carvalho
Motoristas que seguem diariamente de Nova Lima para Savassi poderão fugir do congestionamento frequente no entorno do BH Shopping - Foto: Renato Weil/EM/ D.A Press - 02/02/12

Começa em 3 de abril, enfim, as obras de construção da alça viária do Vetor Sul, que ligará a MG-030, em Nova Lima, na região metropolitana, e a BR-356, no sentido da capital mineiraPor nove meses, período da intervenção, os motoristas terão de enfrentar desvio no trânsitoDepois disso, porém, a promessa é de que o tráfego da região melhoreO contrato entre a Terrayama, construtora vencedora do processo de licitação, e a Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), responsável pela obra, foi assinado na tarde dessa quarta-feira.

A obra, orçada em R$ 7 milhões, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas será feita pela associação dos empreendedores (R$ 4 milhões) e o BH Shopping (R$ 3 milhões)Compreende serviços de alargamento da pista, trincheira e viadutoA trincheira, inicialmente orçada em R$ 8 milhões, integra o pacote do complexo viário do Portal Sul, conjunto de alças e trincheiras no valor total de R$ 30 milhões, de responsabilidade do Dnit, mas sem previsão de sair do papel.

A expectativa é de que a nova trincheira melhore o trânsito e a qualidade de vida dos moradores da regiãoA estimativa da BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, é de que mais de 100 mil veículos trafeguem diariamente na área limítrofe entre o Bairro Belvedere, na Zona Sul de BH, e Nova Lima"A alça irá desafogar o trânsito para quem vai de Nova Lima a Belo Horizonte pela BR-356, já que não será mais necessário passar pelo Belvedere para quem vai em direção à AvNossa Senhora do Carmo, evitando longas filas de carros, que chegam a mais de 3km nos horários de pico", explica o presidente da associação, Luiz Hélio LodiEle espera que a liberação do tráfego ocorra antes do período do Natal, quando o volume de trânsito é mais intenso.

Compensação


A associação dos empreendedores é formada por grandes construtoras do estado que possuem empreendimentos ou obras nos bairros Vila da Serra e Vale do SerenoSão elas: Atrium, Caparaó, Cançado Ribeiro, Concreto, Conartes, Cyrela, Dominus, EPO, Espaço, Engefor, Even, Masb, Even, Helbor, Patrimar, PHV e Valle.

O processo de viabilização da construção da alça foi formalizado, de fato, em 10 de junho de 2011, quando 20 construtores, membros da associação, assinaram termo de compromisso, firmando acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Prefeitura de Nova Lima.

A obra é uma espécie de compensação e mitigação pelo intenso processo de construção civil que se verifica naqueles bairros da cidade
A atual administração de Nova Lima autorizou, em seis anos, a construção de cerca de 3,2 mil empreendimentos imobiliários, entre prédios, casas e estabelecimentos comerciais.

Enquanto isso...
..Túnel do Ponteio fechado

Passados três meses do desabamento da passarela e de parte do muro de contenção, o Túnel do Ponteio continua fechado para veículosNo dia 07 de fevereiro, depois de muito jogo de empurra entre a Copasa e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ficou decidido que o último irá assumir a responsabilidade pela obraMas até agora tudo o que fizeram foi retirar o entulho para liberar a passagem para pedestresO processo ainda está em fase de orçamentoDepois disso será lançando o edital e, posteriormente, uma licitação será aberta, o que deve consumir no mínimo 90 diasNão há previsão de quando a passagem será liberada, segundo o Dnit.Com a interdição do túnel, os motoristas são obrigados a subir a BR-356 até o trevo do BH Shopping para retornar pela mesma via, aumentando o percurso em 3,6 quilômetrosCom um volume maior de veículos no trevo do BH Shopping, os congestionamentos, que já eram um problema, se agravaram ainda mais