(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Já é carnaval em Belo Horizonte. Confira programação

Blocos e bandas antecipam a festa de Momo e tomam as ruas de BH com milhares de foliões neste fim de semana. Neste sábado é a vez da Banda Mole, que pretende arrastar 50 mil pessoas


postado em 11/02/2012 06:00 / atualizado em 11/02/2012 07:14

(foto: Fotos: Glaydston Rodrigues/em/d.a press - 26/02/10)
(foto: Fotos: Glaydston Rodrigues/em/d.a press - 26/02/10)

A uma semana do início oficial do carnaval, marcado para o dia 18, bandas e blocos carnavalescos prometem levar dezenas de milhares de pessoas para as ruas neste fim de semana. Somente na tradicional Banda Mole, que está em sua 37ª edição, serão cerca de 50 mil participantes. Outros milhares vão animar a festa em oito blocos que se apresentam entre este sábado e domingo. A folia segue até dia 21, com 14 grupos desfilando pela cidade.

A expressividade alcançada pelos blocos de bairro nos últimos dois anos promete ser ainda maior ser for considerado o número de grupos marcados para desfilar pelas ruas da capital. “Neste ano, tivemos não só o aumento dos blocos como o desejo dos organizadores de se tornarem oficiais e se adequarem às normas do Código de postura do município”, afirmou o presidente da Belotur, Fernando Rios. Segundo ele, 34 grupos cadastrados pela prefeitura têm presença marcada no desfile deste ano, número 36% maior do que os 25 do ano passado.

“Os blocos carnavalescos e caricatos estão com novo ânimo. Percebemos isso não apenas pelo crescimento deles, mas, sobretudo, pela troca de informações nas diversas reuniões que tivemos”, disse. Na prática, explica Rios, o que mudou foi que os organizadores não estão apenas pedindo autorizações operacionais para desfilarem, mas estão mais preocupados com questões como limpeza pública, instalação de banheiros químicos e melhoria dos serviços para quem busca a alegria do clima de pré-carnaval.

Tradição

Neste domingo, o desfile da Banda Mole espera levar à Avenida Afonso Pena 12 mil pessoas a mais do que a edição do ano passado, que reuniu 38 mil participantes. De acordo com um dos organizadores da festa, Rômulo Brandão, além da melhoria da estrutura, com reforço na segurança e 200 banheiros químicos, as atrações culturais também serão a grande aposta para aumento do público. O evento começa com o “esquenta”, às 14h. Estão marcados para se apresentar a banda Zé da Guiomar, a Velha Guarda do Samba, a banda Comi Keto e a tradicional Banda do Bororó.

Festas carnavalescas também vão ocorrer nos bairros da capital (ver quadro). Na Sagrada Família, o Sagrada Folia deve reuniu cerca de 4 mil pessoas no entorno do Estádio do Independência. Marcada para começar às 14h, a festa será encerrada com shows de axé e forró.

Já as ruas do Bairro Santa Tereza serão ocupadas pelo Bloco Inocentes de Santa Tereza, que promete resgatar a memória dos velhos tempos carnavalescos, com marchinhas e sambas-enredos.


Um a menos
Neste ano, o bloco Santo Bando, organizado por moradores do Bairro Santo Antônio, não vai participar da festa. Por não terem conseguido atender a recomendações feitas pelos Ministério Público e órgãos de segurança pública, os organizadores decidiram suspender a festa. O vice-presidente do Santo Bando, Nilo Marciando de Oliveira, a burocracia impediu a saída do boloc. “ O MP exigiu que a área fosse cercada com grades, enquanto o Corpo de Bombeiros acha medida inviável. Também teríamos que ficar responsáveis pelo fechamento da rua e pela contagem de 3,5 mil pessoas, o que seria impossível”, diz.Nilo de Oliveira critica a cidade: “Belo Horizonte quer sediar grandes eventos, mas não se entende quanto à realização de um simples carnaval de rua.”

Segurança reforçada para desfile

Sou Bento Mas Não Sou Santo: festa na Avenida Cônsul Cadar (foto: Glaydston Rodrigues/em/d.a press - 26/02/10)
Sou Bento Mas Não Sou Santo: festa na Avenida Cônsul Cadar (foto: Glaydston Rodrigues/em/d.a press - 26/02/10)
Os órgãos de segurança pública querem fechar o cerco à criminalidade durante a 37º edição do desfile da Banda Mole, marcado para este sábado, a partir das 14h, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Um esquema com reforço no policiamento e distribuição de grupos de policiais em pontos estratégicos da Avenida Afonso Pena foi montado para garantir segurança dos foliões.

Ao todo, serão 655 homens da Polícia Militar (PM) atuando em pontos diferentes da capital. Eles serão auxiliados pela Central de Monitoramento do Olho Vivo, que só no hipercentro conta com 78 câmeras.

Paralelamente, um cinturão de segurança será feito na Avenida do Contorno, com o objetivo de coibir ações criminosas. Blitzes fixas e intinerantes serão montadas nos principais pontos de acesso ao Centro numa ação preventiva à embriaguez ao volante, tráfico de drogas e porte de armas.

O planejamento será posto em prática a partir das 14h e vai até a meia-noite. Já no sábado de manhã, às 11h, o trânsito será fechado na Afonso Pena para a realização da festa. Na área interna, compreendida entre as ruas da Bahia e dos Guajajaras, serão 205 militares. Já no entorno, 150 homens irão garantir o policiamento, além de 300 militares espalhados por outros pontos da cidade.

Nas principais portarias de acesso à festa, os foliões passarão por uma revista pessoal para coibir porte de objetos cortantes ou perfurantes, bem como armas e drogas. O Corpo de Bombeiros também vai estar presente nas imediações da Afonso Pena.

Uma viatura da corporação ficará estacionada no cruzamento da Avenida Álvares Cabral com Rua Goiás e, cerca de 100 brigadistas foram convocados para atuar em caso de sinistros ou situações de pânico. As ocorrências policiais poderão ser registradas no Distrito Centro-Sul ou em uma das outras cinco regionais da Polícia Civil. (VL)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)