Jornal Estado de Minas

PBH faz estudo de subsolo entre Savassi e Lagoinha para obras do metrô

Edital da obra subterrânea que vai ligar Lagoinha à Savassi sai até o fim do mês

Daniel Camargos Bertha Maakaroun - enviada especial

Usuários do metrô de BH enfrentam lotação nos horários de pico - Foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 8/9/11

 

A nova configuração do metrô de Belo Horizonte começa a sair do papel De acordo com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) estão sendo feitos estudos geológicos para a construção da linha 3(Lagoinha-Savassi) na Avenida Afonso Pena, Região Centro-SulA avenida terá três das cinco estações, sendo uma próxima ao Palácio das Artes, outra na Praça Sete e a terceira na Praça Rio Branco (da Rodoviária)Toda a linha 3 é subterrânea “Existem estudos geológicos em toda a cidadeBelo Horizonte está em uma região rochosa, mas favorável do ponto de vista da estabilidade do terreno”, garante o prefeitoAs sondagens, segundo Lacerda, também estão avaliando as condições para construção de estacionamentos subterrâneos no centro da capital

O diretor técnico do Instituto Mineiro de Avaliações e Perícias em Engenharia (Ibape), Clemenceau Chiabi, explica que as sondagens são procedimentos simples, que não afetam o dia a dia da capital“São furos feitos para a prospecção do subsolo”, informa ChiabiEle detalha que com a sondagem é possível saber a capacidade de peso que o solo suporta, o nível dos lençóis de água e a profundidade das rochas

No dia 29 será lançado o edital para contratação dos projetos executivos das obras, depois do adiamento de um mês, que segundo Lacerda deve ser creditado ao governo federal

O prefeito informa também que o edital para a concessão das parcerias público-privadas (PPP), que executará as obras, será em dezembro“Esperamos que as obras comecem no ano que vemPara que todo o sistema fique pronto, o ideal são quatro anos, mas várias etapas podem ficar prontas antes disso”, aposta Lacerda

Além da linha subterrânea Lagoinha-Savassi, a licitação  vai incluir a modernização da linha 1 (Eldorado-Vilarinho) e da linha 2 (Barreiro-Calafate)De acordo com o prefeito, a linha 2 deve ser concluída antes, pois algumas obras já foram iniciadas, frutos de convênios anterioresO custo total para as obras é de R$ 3 bilhõesDo total previsto, R$ 1,7 bi é da União, sendo que R$ 700 milhões desse total serão emprestados ao governo estadualO restante, R$ 1,3 bilhão, será viabilizado pelo Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte e a empresa a ser contratada, através de concorrência na modalidade PPPA capacidade de transporte será elevada de 180 mil para 800 mil passageiros por dia

Estatuto novo O prefeito também destacou a necessidade de modernizar o estatuto da Trem Metropolitano S.A
(Metrominas)“Será a empresa que vai gerenciar a expansão do metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmaCriada durante o governo de Eduardo Azeredo, por uma exigência do Banco Mundial, o órgão nunca existiu efetivamenteA Metrominas irá administrar as obras do metrô na Grande BH e fiscalizar as empresas que assumirem a operação das linhas, após a definição dos consórcios vencedores das PPPsO secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, diz que aguarda decisão do governador para criar a estrutura da Metrominas: “Existe, mas ainda não está funcionando”, alega.

A Metrominas tem participação do governo estadual (50%), Prefeitura de Belo Horizonte (35%) e Prefeitura de Contagem (15%)Melles é o presidente do conselho e nomeou o subsecretário da Setop, Fabrício Torres Sampaio como presidente da Metrominas, mas o secretário acredita que os nomes podem ser modificados de acordo com a vontade do governador

Fora da Copa Segundo Lacerda, também está sendo feito um levantamento de linhas ferroviárias desativadas que podem ser utilizadas no transporte de massaO prefeito ressaltou, mais uma vez, que as obras do metrô não fazem parte das melhorias previstas para a Copa’ 2014A construção do metrô de Belo Horizonte foi iniciada na década de 80, pelo governo federal, aproveitando o traçado de antiga linha ferroviária, deixando o transporte de cargas em linhas paralelasApós 25 anos do início de suas obras, o metrô de Belo Horizonte opera uma única linha, com uma extensão de 28 km, ligando a Região Oeste (Bairro Eldorado, em Contagem) à Região Norte, no Bairro Vilarinho, em Venda Nova.