(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Surto de gastroenterite assusta Pains

Cerca de 5% da população foi contaminada. Autoridades buscam foco


postado em 26/01/2012 06:00 / atualizado em 26/01/2012 06:40

Um surto de diarreia está intrigando médicos e autoridades do município de Pains, no Centro-Oeste de Minas. Mais de 400 pessoas, o equivalente a cerca de 5% da população, contraíram gastroenterite nos últimos 10 dias. Testes estão sendo feitos na água, mas os primeiros resultados náo acusaram contaminação. As unidades de saúde estão lotadas e a cidade teve de pedir ajuda à direção regional da Secretaria de Estado de Saúde, em Divinópolis. O reforço chegou nessa quarta-feira.

Médico do Hospital Municipal Regina Vilela, Hernan Espin Moreno, um dos responsáveis pelos atendimentos, conta que o problema começou depois do dia 15, logo após os temporais. “As enchentes castigaram o município. Ficamos ilhados por três dias e sem abastecimento de água por dois. A partir do dia 15, as pessoas começaram a vir para o hospital com gastroenterite. Não estranhamos no início, mas, de repente, virou uma bola de neve”, conta.

As causas ainda não foram identificadas. “É bem possível que seja a água, por isso, estamos fazendo a contraprova para procurar o foco”, relata o médico. Ele acrescenta que os pacientes estão sendo atendidos no ambulatório e recebendo hidratação intravenosa. A recuperação se dá em três a quatro dias. Também são recomendados cuidados com a água e a alimentação.

Chamou a atenção dos médicos ainda o fato de que a maioria dos doentes tem entre 20 e 30 anos. Poucas crianças apresentaram a doença. Outra grande preocupação é com a proliferação do Aedes aegypti. “Esperávamos problemas com a dengue, não com a gastroenterite”, diz o médico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)