(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmeras vão monitorar ônibus metropolitanos

Sistema será implantado em fevereiro


postado em 24/01/2012 06:00 / atualizado em 24/01/2012 06:52

Os passageiros atendidos pelo transporte metropolitano na Grande BH terão, a partir do mês que vem, mais segurança nas viagens. Até o meio do ano serão instaladas 14 mil câmeras digitais em todos os 3,5 mil ônibus da frota gerenciada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Cada coletivo será equipado com quatro câmeras, sendo que uma delas vai monitorar o que acontece do lado de fora do veículo, visando a acompanhar os momentos de embarque e desembarque de passageiros.

O investimento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) foi de R$ 7 milhões. De acordo com a diretora de Comunicação e Marketing do sindicato, Valéria Reis Couto, o sistema vai possibilitar maior controle sobre o cumprimento das normas do transporte público. “Além de ser uma aposta para aumentar a segurança dentro dos coletivos, é uma importante ferramenta para garantirmos que tudo está correndo bem. Se um usuário faz uma reclamação no DER/MG, temos meios para ver o que de fato aconteceu e aplicar punições, caso sejam necessárias”, diz a diretora.

A instalação das câmeras será feita em 500 ônibus por mês até atingir a frota de 3,5 mil. Assim que estiverem instalados, os equipamentos já estão aptos para funcionar. Outro ponto positivo da novidade é a geração de 400 empregos para pessoas com necessidades especiais. “Como vamos precisar de funcionários para analisar as imagens gravadas dentro do ônibus, vamos contratar aqueles com dificuldade na fala ou na audição, que têm a visão mais aguçada”, conclui Valéria. Com a instalação de quatro câmeras, todos os espaços do ônibus estarão cobertos.

GPS

O Sintram já está testando nos coletivos o sistema que faz o rastreamento do veículo pelo sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês). A expectativa é de que sejam instalados painéis eletrônicos nas estações e pontos de maior demanda, para informar os passageiros sobre a localização do ônibus e o tempo até a chegada dos coletivos. Uma central vai analisar os detalhes das viagens e planejar melhor os deslocamentos, evitando que vários ônibus da mesma linha trafeguem em comboio. O sindicato ainda está escolhendo qual empresa vai prestar o serviço e ainda não há um orçamento fechado dos custos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)