(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cirque du Soleil está pronto para estrear em Belo Horizonte

Estrutura armada na Região da Pampulha, Norte de Belo Horizonte, está pronta para a estreia dia 19


postado em 13/01/2012 06:00 / atualizado em 13/01/2012 07:55

Lona de cinco toneladas da grande tenda, erguida por 100 homens, é sustentada por quatro mastros de 25 metros cada(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Lona de cinco toneladas da grande tenda, erguida por 100 homens, é sustentada por quatro mastros de 25 metros cada (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


A tenda do Cirque du Soleil sob a qual será apresentado o espetáculo Varekai está montada na Avenida Clóvis Salgado, próximo à Toca da Raposa I, Região da Pampulha, Norte de Belo Horizonte. Para o momento final, em que a lona de cinco toneladas foi erguida, foram necessários mais de 100 homens para carregar os quatro mastros de sustentação, com 25 metros de comprimento cada. Um funcionário do circo dá as instruções em inglês e um local traduz as informações. Dado o sinal, todos entram em ação para levantar a enorme estrutura de 50 metros de diâmetro e 26 metros de altura. São 550 estacas para manter a grande tenda sobre 4,5 mil metros quadrados de pavimento, com capacidade para abrigar 2.612 espectadores.

Em torno da grande tenda, há várias outras menores nas quais fica toda a estrutura que atende o circo: uma oficina com carpinteiros, encanadores e eletricistas, lavanderia que viaja com a produção e a cozinha, que chega a produzir 300 refeições diárias, preparadas por cinco chefs do Cirque du Soleil, ajudados por mais cinco contratados em cada cidade que a atração se apresenta. As 1,1 mil toneladas de equipamentos do circo foram trazidas para BH em 104 carretas.
Além dos 70 funcionários do circo, especificamente para viajar com a turnê do Varekai, 200 pessoas foram contratadas em BH para apoiar a produção. Os trabalhos são comandados por Robert Mackenzie, que atua na empresa há 16 anos e vem ao Brasil pela quarta vez como diretor da companhia. Experiente, não se preocupa com a chuva em BH. Já viveu situações piores. “Em Denver, nos Estados Unidos, encontramos 60 centímetros de neve durante a montagem. Ficamos a noite toda desobstruindo a área com pás”, lembra o diretor.

O espetáculo Varekai – que tem duração de 150 minutos, com intervalo de 30 minutos –, no qual Mackenzie começou a carreira no Cirque du Soleil, estreou em 2002 e já passou por 63 cidades, em 16 países. Nesta turnê brasileira, já esteve em São Paulo e Rio de Janeiro, onde foi visto por mais de 110 mil pessoas. “Esse elenco brinca muito com isso, porque vieram da Coreia do Sul, onde o público não reage e bate palma compassada. Aqui as pessoas gritam, riem, aplaudem, choram. Eles se divertem”, conta o assessor de imprensa brasileiro da trupe, Ricardo Zonta, da produtora Time 4 Fun. Até agora, já foram vendidos 42 mil ingressos, num total de quase 90 mil disponíveis. A partir do dia 19, de terça a sexta-feira, às 21h; sábados, às 17h e às 21h e domingos, às 16h e às 20h. Ingressos entre R$ 150 e R$ 395. Informações: www.varekai.com.br.



2.612

é a capacidade de público em cada espetáculo


42 mil

ingressos já foram vendidos para a temporada em BH


43

é o número de sessões que serão apresentadas em BH

270

funcionários, entre locais e oficiais, trabalham em Varekai


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)