(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Folia de Reis na Praça da Liberdade

Evento emocionou o público


postado em 07/01/2012 06:00 / atualizado em 07/01/2012 07:06

 

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa trazido pelos colonizadores(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press. )
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa trazido pelos colonizadores (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press. )

 

A Praça da Liberdade, Centro-Sul de Belo Horizonte, foi palco nessa sexta-feira à noite de uma das mais tradicionais manifestações culturais do país, a Folia de Reis. A apresentação ficou por conta de 10 grupos da capital e interior mineiro, participantes do 13º Encontro de Folia. O evento marca as comemorações do dia consagrado aos Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar –, 6 de janeiro. Eles presentearam Jesus Cristo na manjedoura. A iniciativa do Sesc Minas, em parceria com a Belotur, busca manter viva as tradições e a cultura do estado.

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa trazido para o Brasil juntamente com a colonização. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. De acordo com a produtora do evento, Dadá Diniz, há em Minas 4 mil grupos de folias de reis.

A professora de balé Ana Paula de Jesus, de 30 anos, foi à praça levar suas filhas, Lidinny, de 5 anos, e Lavínia, de 12, para verem a decoração natalina. “Foi uma boa surpresa a apresentação dos grupos. Tudo é bonito, as roupas, a dança e a música”, disse. Lavínia, acostumada às músicas pop eletrônicas, gostou do ritmo dos foliões. “É um som diferente, agradável.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)