(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Betim decreta emergência


postado em 05/01/2012 07:01

A elevação contínua do nível do Rio Paraopeba, que causou novos alagamentos, levou a Prefeitura de Betim, na Grande BH, a decretar situação de emergência no município, que será publicado hoje no Diário Oficial. A decisão é baseada no crescente número de deslizamentos de encostas, aumento de pontos de inundação e alagamentos, danos a residências, à infraestrutura e aos serviços públicos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil municipal, cerca de 700 pessoas estão desalojadas no município, e mais 15 desabrigados, além de 16 imóveis condenados. Os desalojados e desabrigados foram encaminhados para casas de parentes e amigos ou abrigos.

Segundo a Defesa Civil, há vários pontos de alagamento nos bairros Colônia Santa Isabel, Vila Cruzeiro, Vila Machadinha, Aroeiras; na região de Citrolândia, nos bairros Itacolomi e Nossa Senhora de Fátima, na região das Alterosas, e no Bairro Vianópolis ao longo da MG-050. Enquanto na região de Citrolândia e Vianópolis o problema é o transbordamento do Rio Paraopeba, os outros bairros são diretamente afetados pela cheia da Represa Várzea das Flores, que não tem comportas e verte ininterruptamente mais de 50 centímetros do excesso d’água, com efeito direto no leito do Rio Betim.

A situação do Rio Paraopeba continua preocupando os moradores. Na tarde de ontem, a água já ameaçava invadir a ponte na BR-381. Três casas, uma fábrica de cerâmicas, um alambique e dois galpões próximos ao local ficaram alagados. O local é monitorado por moradores e por funcionários da Autopista Fernão Dias, que administra a via.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)