Jornal Estado de Minas

Rios transbordam e inundam Brumadinho, Formiga, Raposos e Sabará

Cidades de Minas Gerais enfrentam situação caótica por causa do transbordo de rios. Em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma equipe de 19 bombeiros trabalham nesta terça-feira para prevenir inundações em casas depois que o Rio Paraopeba subiu na segunda.



O rio transbordou e inundou diversas ruas do município, que decretou ontem situação de emergência. A Defesa Civil municipal registrou 30 pontos de alagamentos e 41 famílias foram retiradas de suas casas, por segurança, até o início da tarde. Segundo a coordenadora do órgão, Ilma Cândida Sobrinho, o rio atingiu 5,5 metros acima do nível normal. Os rios Manso e Águas Claras, que também cortam Brumadinho, chegaram a quatro metros acima do nível. Não houve feridos.

As águas do Rio Paraopeba tomaram a MG-040, em Mário Campos. De acordo com a Polícia Militar, a estrada ficou interditada nos dois sentidos, na altura do Bairro Seixo do Funil, próximo a Curva do Macarrão. Motorista que quiserem seguir para a cidade de Brumadinho tem a opção de passar pelo Bairro Tangará, em Mário Campos, pegar uma estrada de terra que dá acesso ao bairro Tijuco em Brumadinho.

Em Formiga, na Região Centro-Oeste de Minas, o ribeirão com o mesmo nome da cidade também transbordou e cobriu a cidade de água e lama. Confira as imagens enviadas pela leitora Myllena Bastos pelo Dzai.



Em Raposos e Sabará, a subida do Rio das Velhas mobilizou o Corpo de Bombeiros. Moradores ficaram ilhado. De acordo com corporação dos bairros Roças Grandes e Paciência foram os mais atingidos.

Em Ponte Nova, na Zona da Mata, a prefeitura emitiu uma alerta para o possível transbordamento do Rio Piranga nesta terça-feira. Segundo a prefeitura, a água deve atingir ruas, avenidas e estradas rurais. A prefeitura orienta moradores e comerciantes das ruas às margens do rio para a retirar pertences e se proteger.