Belo Horizonte quer dar mais luxo ao serviço de táxi especial da cidade, com vistas à melhoria do atendimento para turistas que vierem à capital na Copa das Confederações e Copa’2014Além dos acessórios diferenciados já presentes na grande parte dos carros, como freios ABS, airbag duplo, ar condicionado e acesso à internet para o passageiro, a BHTrans determinou que alguns modelos que atualmente operam nessa modalidade sejam progressivamente substituídos por outros mais luxuosos e confortáveisA medida estabelecida por meio da Portaria N.º 130/2011, publicada ontem no Diário Oficial do Município (DOM), vai impactar cerca de 50% da atual frota de aproximadamente 60 táxis.
A troca deverá ser feita em até 90 dias após passado o prazo exigido pela Receita Federal para venda do veículo, contrapartida a ser cumprida pelo motorista por ser beneficiado com isenção de impostos no ato da compraDeixarão de circular os modelos Idea e Siena, da montadora Fiat, além do Corsa Sedan e Classic, da ChevroletFicam permitidos 22 modelos de veículosA portaria determina ainda que veículos sem airbag duplo e freios ABS podem circular até 1º de setembro de 2013.
A cooperativa que gerencia o serviço vê a mudança com bons olhos e acredita que, com modelos mais modernos, o ganho será grande para a cidade“Foi uma boa medida, já que o permissionário que quiser entrar para o serviço especial vai começar com um carro de qualidade, que com certeza agradará mais ao cliente e atrairá a fidelidade dele”, afirma o presidente da Cooperativa de Transporte de Táxi Especial dos Condutores Autônomos Permissionários de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Olinto Soares.
IMPACTO NO BOLSO
No entanto, a decisão de reduzir a quantidade de modelos gerou insatisfação entre taxistas que precisarão investir para fazer a troca de carroMedida afeta também os que têm modelos não credenciados e que estavam na fila, aguardando liberação para ingressar no sistema especialPelo menos 240 táxis especiais estão previstos para operar na cidade até o início dos eventos esportivos“Isso trouxe decepção para os que estavam na filaAlguns entrariam nos próximos seis meses, mas foram vetados
O investimento em carros mais modernos e confortáveis, entretanto, não tem relação direta com mais dinheiro no bolso, já que o serviço especial trabalha com mesmo valor de tarifa cobrado no sistema convencional“Nosso ganho é com a fidelização do cliente, que se sentirá satisfeito com o atendimento e terá preferência pela modalidade especial”, afirma SoaresEntre os principais pontos de parada do táxi especial estão o aeroporto de Confins e portas de hotéisConforme o presidente, pontos específicos para esse sistema serão implantados pela cidade