A situação pior é a da BR-040No trecho entre Belo Horizonte e Sete Lagoas – que já apresenta o pavimento muito deteriorado e recebe apenas operações tapa-buraco –, o contrato de conservação entre os kms 510,8 e o 524,9 se encerra neste ano e precisará ser licitado novamenteNo sentido Rio de Janeiro, a situação da pista é ainda mais críticaO asfalto da pista dupla, sem acostamentos ou separação entre as vias, já está muito desgastado, com trincas em longos trechos entre a capital mineira e Conselheiro Lafaiete, cidade da Região CentralBuracos grandes ao longo desse caminho obrigam motoristas a ziguezaguear pela estrada, muitas vezes, precisando invadir a contramãoGrande parte desses obstáculos se concentra em locais como a saída para São João Del Rey, a entrada de Ouro Branco e os municípios de Itabirito e Conselheiro Lafaiete.
Nessa quarta, os quatro integrantes da família de Marcelo dos Santos, de 48 anos, foram vítimas dos buracos da BR-040 e quase se envolveram num acidente mais grave durante viagem de férias de Itabira para o Rio de JaneiroAo tentar desviar de uma série de buracos, o motorista perdeu o controle do Fiesta que dirigia, rodou e atingiu a borda da rodovia com a traseira do veículo“Achei que a gente fosse morrerLogo que o carro parou conferi para ver se todos estavam bem”, conta Marcelo dos Santos.
“A estrada está em situação terrível
O Dnit informa que um novo contrato para a BR-040 será preparado em 2012O departamento também afirma que programas de manutenção continuarão ativos e novas etapas do Pro-Crema, a serem projetadas no ano que vem, têm como objetivo a recuperação de 6,5 mil quilômetros de vias mineiras.
No entanto, especialistas afirmam que as estradas precisam de intervenções definitivas e não de mais operações tapa-buraco a cargo das empreiteiras que vencem os contratos e ficam encarregadas de manutenção por cinco anos“A forma como são feitos os contratos propiciam estradas ruinsA empresa ou investe o que tem na estrada e depois dá uma manutenção péssima, ou então faz uma obra ruim e dá muita manutençãoA BR-040, por exemplo, precisava ser ampliada, pois é muito perigosa, sem acostamentos, separação de pistas ou sinalização decente”, avalia o mestre em engenharia de transportes pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME) Paulo Rogério da Silva Monteiro“As estradas no restante do país são muito importantes, mas as mineiras recebem tráfego do Brasil inteiro e por isso precisam de mais investimentos”, afirma Monteiro