(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temporais e calor vão marcar o verão

Na quarta-feira, em Belo Horizonte, a temperatura subiu quase quatro graus em relação ao dia anterior, passando de 26,9 graus para 30,3 graus


postado em 22/12/2011 07:35

O verão começou hoje, às 3h30, e vai até as 20h21m de 20 de março, sob a influência do fenômeno La Niña, que é o esfriamento da temperatura das águas do Oceano Pacífico no litoral do Peru e Equador e atuou no mesmo período de 2010-2011. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, a estação mais quente será marcada por muitos temporais de fim de tarde e também por veranico, ou sequência de dias sem chuva, principalmente em janeiro e fevereiro. A expectativa é de que a temperatura tenha um aumento de dois graus acima do normal.

Ontem, em Belo Horizonte, a temperatura subiu quase quatro graus em relação ao dia anterior, passando de 26,9 graus para 30,3 graus. “Tivemos uma primavera fria, com a presença de várias massar de ar polar, e o início de janeiro também será mais frito, e só depois vai esquentar”, afirmou Ruibran. O meteorologista disse que esse dezembro, até agora, foi o mais chuvoso da média história na capital, registrando-se 614 milímetros. Em 1987, o índice foi de 644mm. Ao longo do dia, as chuvas mais intensas permanecem nas regiões Norte, Centro e Leste. Nas demais, a previsão é de diminuição das águas e ligeiro aumento das temperaturas.

Inundações

A chuva continua castigando cidades no interior mineiro. Em Passabém, na Região Central, a 160 quilômetros de Belo Horizonte, o Córrego Monjolos transbordou invadindo casas de bairros da sede do município e da zona rural. Segundo a Defesa Civil, as enxurradas arrastaram três pontes, deixando famílias isoladas. Uma encosta deslizou sobre a estrada que liga a cidade a São Sebastião do Rio Preto e a passagem de veículos pesados foi interditada.

Já em Paulistas, no Vale do Rio Doce, no Leste de Minas, 80 pessoas ficaram desalojadas devido aos alagamentos. Houve deslizamento de encostas, atingindo pontes, muros e algumas casas. Não foram registrados feridos.

Além de Paulistas, desde o início do período chuvoso, decretaram emergência na atual temporada de chuvas Mathias Lobato, Espera Feliz, São Sebastião da Vargem Alegre, Vieiras, Dom Joaquim, Leopoldina, Itamarandiba, Faria Lemos, Domingos da Prata, Alpercata, Abre Campo, Ponte Nova, Formiga, Buritizeiro, Mariana, Florestal, Barra Longa, Acaiaca, Belo Horizonte, Itumirim e Jacinto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)