(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centro Histórico de Santa Bárbara recupera beleza

Revitalização visa atrair mais turistas à charmosa cidade


postado em 03/12/2011 06:00 / atualizado em 03/12/2011 07:05

Revitalização vai fomentar o turismo na cidade, segundo a prefeitura(foto: DANIELA ALMEIDA/PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA/DIVULGAÇÃO)
Revitalização vai fomentar o turismo na cidade, segundo a prefeitura (foto: DANIELA ALMEIDA/PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA/DIVULGAÇÃO)

O patrimônio cultural de Santa Bárbara, na Região Central do estado, recupera a sua beleza e torna a história local mais viva e forte. Para mostrar o resultado do trabalho de requalificação do núcleo central, iniciado há três anos, a cidade faz festa, neste fim de semana, dentro das comemorações de seus 307 anos. Hoje, às 21h, em frente ao Cine-Câmara Espaço Cultural, haverá show do cantor Martinho da Vila, e amanhã, às 9h, corrida para adultos e “maratoninha” das crianças. Na noite de domingo (20h), no cinema, personalidades receberão a Medalha do Mérito Affonso Penna (1847-1909), nome do filho ilustre da terra, que foi presidente do Brasil de 1906 a 1909.

No resgate de suas características originais, o Centro Histórico recebeu uma série de ações que demandaram investimentos de R$ 3,5 milhões, divididos entre a prefeitura e o governo federal. Entre elas, a construção de nova avenida para receber o trânsito pesado, já que a circulação de caminhões e outros veículos agredia e estava abalando a estrutura dos principais monumentos, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, Casa da Cultura, prédio da prefeitura, antiga cadeia, Igreja do Rosário, Hotel Quadrado e outros imóveis de relevância.   

O projeto de revitalização contemplou ainda a restauração das praças da Matriz e da Igreja do Rosário e ainda a troca de todo o calçamento de ruas no entorno da Praça Cleves de Faria (em frente à prefeitura e Matriz de Santo Antônio), Governador Valadares, Conselheiro Afonso Pena, Rabelo Horta, Estação e a que fica atrás da cadeia. Outra intervenção importante foi a substituição dos postes de iluminação urbana com fiação aérea pelos cabeamento subterrâneo, e alargamento dos passeios em toda a extensão do Centro. Toda a rede de água e esgoto foi substituída e as fachadas das casas da Rua Governador Valadares foram pintadas.

As igrejas Matriz de Santo Antônio e do Rosário, do século 18, também receberam intervenções. Para completar o trabalho, foram instaladas luminárias posicionadas no piso para iluminação da copa das árvores e marcação dos percursos; e uma fonte luminosa interativa foi construída em frente à cadeia.

O prefeito Toninho Timbira (PSB), responsável pela condução do projeto, que teve acompanhamento do Estado de Minas desde o início, diz que o trabalho deu certo devido à conscientização dos moradores. “A história de Santa Bárbara estava apagada, e agora fizemos o resgate dela, com valorização das edificações. Acreditamos que além de elevar a autoestima da população as obras vão fomentar o turismo, já que temos um roteiro de atrativos pronto”, afirmou. Outro objetivo foi recuperar o espaço público central da cidade como território de domínio prioritário do pedestre.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)