Jornal Estado de Minas

Chuva causa alagamentos em Montes Claros

Uma equipe do Corpo de Bombeiros orientou os moradores atingidos e fez vistoria nas casas

João Henrique do Vale

A água cobriu ruas e avenidas da cidade e deixaram moradores ilhados - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

Os moradores de Montes Claros, na Região Norte de Minas, contabilizam os prejuízos causados pela chuva neste fim de semanaVários bairros da cidade ficaram inundadosNinghuém ficou ferido.

Nesta manhã, um equipe do Corpo de Bombeiros da cidade ajudou famílias do Bairro Independência, a retirar água de suas residênciasNo local, os militares verificaram que várias casas não possuia um sistema de escoamento de água, o que contribuiu para o acumuloFoi feito vistorias nas estruturas, mas nenhum local corria risco de desabarOs moradores foram orientados acerca de procedimentos a serem adotados neste período chuvoso.

Militares tiveram de fazer buracos em muros para permitir a passagem da água - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em Timóteo, na Região do Rio Doce, foram registrada mais de 50 ocorrências relativas a desmoronamentos nesse fim de semanaSegundo a prefeitura da cidade, uma família teve de ser retirada de casaOs bairros mais atingidos foram Petrópolis, Ana Moura, Alvorada, Limoeiro, Macuco, Cachoeira do Vale e Ana Rita.

O nível do Rio Piracicaba, que corta a cidade, está meio metro acima do normalNesta segunda-feira, a barragem de Sá Carvalho aumentou o nível de vazãoA Defesa Civil está em alerta, já que, pode haver inundações nos locais às margens do rio.

Chuva deve continuar

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Minas Tempo, a chuva deve continuar no estado até na semana que vemNa quinta-feira uma nova frente fria vai chegar no Estado, o que vai prolongar este período chuvoso



A grande quantidade de chuva que caiu neste fim de semana, fez a Cemig emitir um alerta nesta segunda-feira, a cidades próximas ao Rio das VelhasSegundo a empresa, o aumento do volume que chega ao reservatório da vazão do rio é menor que o volume que está chegando.

Os municípios de Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, na Grande BH, devem ficar em alerta, pois, além da liberação da vazão, existem diversos outros afluentes que deságuam no Rio das Velhas nos quais a Cemig não possui controle ou monitoramento e que, por si só, já podem causar problemas.