O Estado de Minas ouviu 10 pessoas, moradoras de várias regiões da capital e Grande BHNenhuma delas soube definir o que é o BRTA aposentada Maria Lúcia de Azevedo, de 69 anos, moradora do Bairro Ouro Preto, na Pampulha, repete o discurso da funcionária pública Nadir de Aquino, de 67, ao se lembrar do trólebus
Para a universitária Carolina Ferreira dos Santos, de 24, moradora do Bairro Mantiqueira, na Região Norte da capital, o novo modal é tema que ainda precisa ser discutido com a população“Esperávamos pelo metrô e agora só falam nesse tal de BRTAté hoje não entendi o que é issoA única coisa que sei é que estão quebrando toda a Antônio Carlos, que foi construída outro dia mesmo, numa clara demonstração de falta de planejamento e de desperdício do dinheiro público”, critica.
O tema, que ainda não está claro para a população, é dúvida até entre estudiosos
Para ele, a nova aposta ainda não está bem explicada“Parece que estão trabalhando numa justificativa à falta do metrô, uma maquiagem para simular um conforto maiorNão acho que responderá à necessidade de maior rapidez e fluidezHaverá um canal exclusivo para esses veículos, mas e o restante das vias?”, questiona.
ESCOLHA
Dois modelos estão em estudo para circular nos corredores do BRTUm deles é um veículo com 18,6 metros de extensão e 2,5m de largura, motor traseiro a biodiesel e capacidade para 160 passageiros, sendo 47 sentadosO modelo conta com portas laterais à esquerda, poltronas ergométricas e corredores amplos para o deslocamento de passageirosÉ o mesmo modelo que circula em Curitiba (PR), São Paulo (SP), no Chile e na Colômbia.
A outra opção tem 20m de extensão e 2,6m de largura, motor central a diesel e capacidade para transportar até 160 passageiros, sendo 58 sentadosO modelo também conta com portas laterais à esquerda, poltronas ergométricas e corredores amplosTem área envidraçada nas janelas, ar-condicionado, três locais para acomodação de bicicletas e espaço no teto para informação aos passageirosEsse modelo ainda não circula em nenhuma cidade brasileira.