Na Antônio Carlos/Pedro I, o número de linhas cairá das atuais 137 para 33No pico da manhã, circularão, por hora, 323 ônibus (169 a menos que o número de hoje), dos quais apenas 126 entrarão no HipercentroNa Cristiano Machado também passarão a circular 33 linhas, quantidade bem menor que as 106 atualmenteDe 458 ônibus por hora no período mais movimentado do início do dia, haverá 281 e, desses, 171 poderão chegar ao CentroO restante das linhas terá como destino final o Complexo da Lagoinha“Não haverá menos ônibus, pois toda a rede alimentadora, que levará os passageiros dos bairros às estações e vice-versa, será adequada”, informa o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.
Os 22 quilômetros do modal nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado terão uma zona de confluência: outros cinco quilômetros distribuídos pelas avenidas Paraná e Santos DumontSão essas duas vias que receberão quem chegará dos corredores do BRT ou estará de partida rumo às regiões Norte e Nordeste da cidade
Aos motoristas, fica o recado: é bom se acostumar, pois trafegar em determinadas áreas ficará bem mais difícil, uma vez que a ideia é dar prioridade ao transporte coletivoDe acordo com a BHTrans, na Paraná e na Santos Dumont o trânsito de veículos será proibidoSerá permitido apenas o tráfego de carros de pequeno porte de comerciantes e moradoresTodo o fluxo dessas vias será transferido para as demais do Hipercentro, que passarão por readequação para receber a demandaA previsão é de que haja obras em 41 quilômetros de vias em toda a cidade para atender as novas necessidades do tráfego.
Cobrança O engenheiro de transporte e consultor em trânsito Paulo Monteiro considera o BRT uma grande melhoria em relação ao sistema atual, mas faz ressalvas: “O fato de termos o BRT hoje não tira a necessidade do metrô amanhãEnquanto não investirmos maciçamente em transporte coletivo, haverá mais carrosÉ importante também que se aproveite toda a capacidadeNão basta fazer boa obra, tem que fazer o que foi planejado”.
Monteiro cobra ainda articulação entre o sistema de BH e o metropolitanoPara ele, é possível acabar com linhas convencionais nos corredores destinados ao BRT, desde que haja planejamento e gestão
A Secretaria de Estado Transportes e Obras Públicas informou, por meio da assessoria, que o sistema metropolitano também implantará o BRT para 2014Quando isso ocorrer, os coletivos ocuparão os mesmos corredores destinados aos ônibus articulados de BHA verba para a construção das estações metropolitanas virá do governo federalDepois dessa integração, o passo seguinte será a integração de tarifaTambém há previsão de ampliação do sistema.