Jornal Estado de Minas

Sistema BRT traz mudanças radicais

Ao mesmo tempo em que fecha as portas do Centro a centenas de ônibus nos horários de pico, projeto limita área de circulação de carros particulares e vai determinar adaptações em 41 quilômetros de vias cidade afora. Desafio é articular novidade com os coletivos da Grande BH,não abrir mão da ampliação do metrô e esclarecer toda a população sobre modificações

Junia Oliveira
O modelo de estação a ser adotado nos corredores em implantação nas avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado - Foto: Divulgação BHTrans
Belo Horizonte não se prepara para receber apenas um novo meio de transporteMudanças drásticas estão previstas para acomodar o Bus Rapid Transit (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês), o BRTO Hipercentro ganhará nova roupagemPara começar, os cerca de 3,3 mil ônibus que hoje entram nessa área, por hora, no pico da manhã, serão reduzidos para 2,5 mil – diminuição de 24,25% no tráfego da regiãoParte desse ganho está explicado na contenção do número de ônibus nos corredores do BRT, que, ao todo, terão 192 coletivos articulados.

Na Antônio Carlos/Pedro I, o número de linhas cairá das atuais 137 para 33No pico da manhã, circularão, por hora, 323 ônibus (169 a menos que o número de hoje), dos quais apenas 126 entrarão no HipercentroNa Cristiano Machado também passarão a circular 33 linhas, quantidade bem menor que as 106 atualmenteDe 458 ônibus por hora no período mais movimentado do início do dia, haverá 281 e, desses, 171 poderão chegar ao CentroO restante das linhas terá como destino final o Complexo da Lagoinha“Não haverá menos ônibus, pois toda a rede alimentadora, que levará os passageiros dos bairros às estações e vice-versa, será adequada”, informa o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.

Os 22 quilômetros do modal nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado terão uma zona de confluência: outros cinco quilômetros distribuídos pelas avenidas Paraná e Santos DumontSão essas duas vias que receberão quem chegará dos corredores do BRT ou estará de partida rumo às regiões Norte e Nordeste da cidade
Os ônibus vão sair dos corredores, entrar na Área Central, descer a Avenida Paraná até a Praça 1º de Maio (onde haverá modificações, pois atualmente o retorno não é permitido), retornar pela mesma avenida, seguir pela Santos Dumont até a Rua da Bahia e continuar viagem para seus destinosSeis estações de embarque e desembarque estarão distribuídas ao longo desse itinerário.

Aos motoristas, fica o recado: é bom se acostumar, pois trafegar em determinadas áreas ficará bem mais difícil, uma vez que a ideia é dar prioridade ao transporte coletivoDe acordo com a BHTrans, na Paraná e na Santos Dumont o trânsito de veículos será proibidoSerá permitido apenas o tráfego de carros de pequeno porte de comerciantes e moradoresTodo o fluxo dessas vias será transferido para as demais do Hipercentro, que passarão por readequação para receber a demandaA previsão é de que haja obras em 41 quilômetros de vias em toda a cidade para atender as novas necessidades do tráfego.

Cobrança O engenheiro de transporte e consultor em trânsito Paulo Monteiro considera o BRT uma grande melhoria em relação ao sistema atual, mas faz ressalvas: “O fato de termos o BRT hoje não tira a necessidade do metrô amanhãEnquanto não investirmos maciçamente em transporte coletivo, haverá mais carrosÉ importante também que se aproveite toda a capacidadeNão basta fazer boa obra, tem que fazer o que foi planejado”.

Monteiro cobra ainda articulação entre o sistema de BH e o metropolitanoPara ele, é possível acabar com linhas convencionais nos corredores destinados ao BRT, desde que haja planejamento e gestão
Uma boa solução, na opinião do consultor, é fazer integração dos ônibus que saem de cidades da Grande BH nas estações do BRT, como a Vilarinho e Venda Nova“Quando se tem um ganho na mudança de ônibus, vale a penaNão dá é para fazer troca pagando mais e gastando mais tempoO conjunto pode ser prejudicado se houver concorrência entre sistemasEles devem ser parceiros e se complementar”, ressalta.

A Secretaria de Estado Transportes e Obras Públicas informou, por meio da assessoria, que o sistema metropolitano também implantará o BRT para 2014Quando isso ocorrer, os coletivos ocuparão os mesmos corredores destinados aos ônibus articulados de BHA verba para a construção das estações metropolitanas virá do governo federalDepois dessa integração, o passo seguinte será a integração de tarifaTambém há previsão de ampliação do sistema.