Para se ter uma ideia, apenas para reconstruir trechos totalmente destruídos, seriam necessários mais de R$ 1,2 milhão por quilômetro avariado, que no total pesquisado é de 40 kmJá para restaurar trincas, buracos, ondulações e afundamentos, que totalizam 2.462 quilômetros, é preciso um investimento de R$ 1,55 biOutros 3,48 bi seriam necessários para a manutenção de trechos desgastados, o que corresponde a 6.968 km
Estradas ruins
Os dados da pesquisa evidenciam a precariedade das estradas que cortam Minas GeraisDos 14.176 quilômetros averiguados , 58,5% foram considerados como regular, ruim ou péssimoDas rodovias percorridas, 31,8% foram classificadas como boas e apenas 9,7% como ótimas.
Os dados mostram que as rodovias sob gestão pública são as mais preocupantesDos mais de 13 mil quilômetros avaliados, 61,6% foram classificados abaixo de regular e 38,4% como satisfatóriosJá nas rodovias federais, a metade dos 10 mil quilômetros percorridos foi considerada ruim
Dos 890 quilômetros sob o cuidado das concessionárias, 87,4% foram avaliados como bom ou ótimoOs outros 12,6% foram considerados regulares