(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menino viaja da Bahia para o Sul de Minas escondido em carroceria de caminhão

O garoto disse que fugiu de um abrigo em Teixeira de Freitas, mas após seis dias em Estiva, Sul de Minas, está voltando para cidade natal


postado em 26/10/2011 08:36 / atualizado em 26/10/2011 11:04

Um menino de 12 anos fugiu de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, e viajou na carroceria de um caminhão carregado de mamão até a cidade de Estiva, no Sul de Minas. O garoto ficou cerca de 40 horas escondido no veículo que seguia em direção a São Paulo (SP). De acordo com o conselheiro tutelar Jésus dos Santos Moreira, o menor disse que mora em um abrigo e fugiu depois de brigar com a irmã mais nova.

O garoto foi até um posto de gasolina, em Teixeira de Freitas, subiu no caminhão e iniciou a viagem. O motorista não percebeu a presença dele, pois o garoto se enfiou no espaço entre o estepe  e carroceria que fica embaixo do veículo. Depois passou para a carroceria pelas beiradas do caminhão. Durante a viagem o menino comeu dois mamões para matar a fome, mas não bebeu água. Ele relatou aos conselheiros que dormiu a maior parte do caminho.

Depois de mais de mil quilômetros de estrada, o menino foi descoberto por funcionários do Posto de Combustíveis Pedro II, em Estiva. Na madrugada da última quinta-feira, o caminhoneiro estacionou no posto, quando empregados perceberam que uma criança estava rondando o caminhão. Ninguém entendeu de onde o menor havia saído e abordaram o menino. Os funcionários chamaram a Polícia Militar (PM), pois garoto não deu muitas informações sobre a fuga. A partir daí, a criança foi acolhida pelo Conselho Tutelar de Estiva.

Segundo Moreira, naquela madrugada, o garoto dormiu na sala do Conselho Tutelar, em um colchão, porque não há abrigo em Estiva. Nos outros dias ele ficou hospedado na casa de conselheiros, entre eles Moreira. A "esperteza e inteligência" do garoto impressionou a todos na pequena cidade mineira.

De acordo com Moreira, o Conselho Tutelar em Minas tentou contato com o órgão Bahia, mas não obtiveram retorno satisfatório. Ninguém procurou pelo garoto, nem mesmo as autoridades de Teixeira de Freitas. O garoto disse que tem apenas a mãe, mas ela também não foi encontrada pelos conselheiros de Estiva.

Depois de seis dias no município mineiro, a Justiça da cidade expediu uma determinação de reintegração para a cidade natal. O menino viajou nesta quarta-feira, por volta de 0h, em direção à Bahia, no carro do Conselho Tutelar de Estiva, e deve enfrentar pelo menos 17 horas de estrada. Segundo Moreira, o garoto será entregue à Vara da infância em Teixeira de Freitas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)