“Dizem até que moro no céu”, diverte-se a pedagoga Fernanda Duarte Pipa, de 31 anos, moradora de um prédio na confluência entre as íngremes ruas Daniel de Carvalho e Conselheiro Andrade Figueira, de 25% e 23% de inclinação, respectivamente
Com 47% de declividade, o mesmo que 25° numa escala que vai até os 45°, a subida é acompanhada de apreensão“Aqui é proibido subir, mas ninguém respeita a placaE, quando descem, os carros também não veem a gente subindo a rua”, conta a coordenadora da Creche do Centro de Educação e Esportes da Vila São Francisco das Chagas, Letícia Ligório.
Ela alerta para o risco em relação às crianças“A creche fica no fim do morro, fico muito preocupada”, diz a coordenadora, que já perdeu um cunhado na via“Foi há muito tempo, o carro foi subir e tombouMeu cunhado, que na época tinha 13 anos, se assustou e saiu do veículo, que passou por cima dele”, lembra.
Cuidados na ocupação
Quando planejou a nova capital, o engenheiro Aarão Reis projetou a cidade em terreno mais plano, no pé dos morros que compõem o conjunto da Serra do Curral, cujo pico está a 1.390 metros de altitude
“A cidade se estabeleceu nesses contra-fortes da Serra do CurralAs avenidas passam entre esses espigõesUm exemplo é a Avenida Prudente de Morais, que divide os montanhosos Santo Antônio e Luxemburgo”, diz EdézioAntes de ocupar, o geólogo alerta ser preciso procurar informações técnicas adequadas sobre o terreno, com geólogos e engenheiros“Os moradores têm que saber que tipo de solo é aquele, o que ocorre naquela superfície quando choveÀs vezes, o terreno é resistente, mas a forma de ocupá-lo não é adequada”, afirma Edézio, lembrando que, no passado, a situação era pior“Na década de 1970, ficava horrorizado de ver escorregamentos e terra solta para todo lado.”