Jornal Estado de Minas

Aluno tenta matar orientador de escola em Belo Horizonte



Um adolescente de 17 anos tentou matar o orientador da Escola Estadual Professor Pedro Aleixo, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul da capital, na manhã deste sábado. Os disparos ocorreram por volta das 10h, na porta da casa da vítima, no aglomerado da Serra, na mesma região. De acordo com informações da Polícia Militar, o menor disparou três vezes, mas nenhum dos tiros acertou o orientador Marco Túlio Miranda Dias, de 38 anos. O adolescente fugiu e ainda não foi localizado.



A vítima disse à polícia que o menor bateu insistentemente em sua porta e, ao abrir, foi surpreendido pelo aluno. "Os tiros só não me acertaram porque minha mulher puxou o meu braço", disse. O orientador acredita que o aluno teria ficado irritado porque, na tarde dessa sexta-feira, ele chamou a atenção do aluno porque devido ao grande número de faltas. "Eles (alunos) não respeitam as regras, batem de frente e deixam os professores falando sozinhos", critica o orientador. Indignado, Marco Túlio reconheceu que houve o atrito e admitiu que, após chamar a atenção do adolescente, disse à direção da escola: "Olha, você resolve o problema do menino, pois não consigo lidar com animais".  O orientador contou ainda que o menor faz parte da 'banda podre' da escola.

Segundo a PM, os tiros partiram de um revólver calibre 38. As cápsulas foram recolhidas e encaminhadas para perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Os tiros atravessaram a porta da casa da vítima (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press)


Violência


Este é o terceiro episódio que envolve crianças e adolescentes com armas nas escolas do país. Nessa quinta-feira, um aluno de dez anos atirou contra uma professora dentro da sala de aula em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Em seguida, ele saiu da sala e atirou na própria cabeça. O menino chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no hospital. A professora permace internada, mas não corre risco de morrer. No momento dos disparos, havia 25 alunos na sala de aula.

Em Belo Horizonte, um adolescente de 12 anos foi apreendido na noite dessa sexta-feira depois de ameaçar com uma arma duas meninas na porta de uma escola no Bairro Gameleira, na Região Oeste. O revólver calibre 38 pertence ao tio dele que também foi detido com documentos e cartões de terceiros.

De acordo com a Polícia Militar, o garoto foi até a porta da Escola Estadual Doutor Paulo Diniz Chagas, na Rua Cândido de Souza. Ele abordou duas meninas e falou com elas que queria namorá-las. Para intimidá-las, ele mostrou o revólver que levava na cintura. Várias crianças que estavam próximas viram a arma. O menino fugiu após a exibição, mas acabou encontrado e apreendido em casa.