Jornal Estado de Minas

Ministério suspende obras de recuperação de pontes e viadutos

Depois de anúncio de megaprojeto de R$ 5,8 bilhões para recuperar 2,5 mil viadutos e pontes no país, 59 só em Minas, a ser tocado pelo Dnit, ministério suspende programa

Arnaldo Viana

Viaduto na BR-040, perto de Conselheiro Lafaiete, um dos exemplos das ameaças sem data para ser desativadas: proteções laterais destruídas e veículos pesados trafegando a centímetros de distância - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press %u2013 20/1/11

Mais uma ameaça à vida nas rodovias federaisO Programa de Reabilitação das Obras de Artes Especiais (Proarte) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), destinado à recuperação emergencial de pontes, pontilhões e viadutos em más condições de conservação, foi suspenso pelo Ministério dos TransportesA confirmação da suspensão do projeto, anunciado com alarde pelo governo federal em janeiro, partiu da assessoria do Dnit em Minas GeraisA informação é de que o Proarte está sendo reavaliado pela nova diretoria do departamento federal e será retomado com outro modelo, mas não há prazo para a realização das obras.

Em Minas Gerais, a decisão vai adiar a restauração de 59 obras de arte (veja arte), 16 das quais, em piores condições, seriam recuperadas ainda neste anoA previsão de investimentos do Proarte era de R$ 5,8 bilhões, recursos que seriam aplicados na reforma de 2,5 mil estruturas viárias em todo o paísPara Minas, em um primeiro momento, estava anunciada a aplicação de R$ 49,4 milhões para as intervenções consideradas prioritárias.

Uma das obras mais urgentes no estado é a recuperação da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-356, em Várzea da Palma, no Norte de MinasA estrutura é estreita, insuficiente para a passagem segura de dois veículos ao mesmo tempo, e cheia de buracosMotoristas que trafegam pela rodovia denunciam que acidentes são frequentesO projeto de reforma da ligação, agora adiado, previa recuperação, reforço e alargamento da estrutura As obras são esperadas há mais de uma década, já que a última reforma ocorreu há mais de 15 anos

Além da ponte em Várzea da Palma, segundo o cronograma do Proarte divulgado em janeiro, estava contemplada a recuperação de 13 obras na BR-116, entre elas a ponte sobre o Rio Doce, no km 414, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce

A estrutura tem 448 metros de extensão e apresenta problemas sérios de conservação

Outras obras em estado crítico em Minas estão nas BRs 354 e 365, com sete pontes bastante danificadas, e na BR-452, no Triângulo, onde há um viadutodesgastadoEm princípio, a proposta era executar as obras ainda neste ano, com a publicação do edital no primeiro semestre e o início dos trabalhos em julho, mas, com o cancelamento do programa, quem circula pelas rodovias federais vai continuar correndo riscos.

Quatro anos

A execução do Proarte ocorreria em quatro anos, com a recuperação de pelo menos 500 estruturas em piores condições de conservação ainda em 2011Além de Minas Gerais, outro estado que sai bastante prejudicado com a suspensão do programa é Alagoas, que tem nada menos que 27 pontes, pontilhões e viadutos precisando de reparos urgentes e incluídos no projeto.

O cancelamento do programa nove meses depois do seu anúncio trará problemas para todas as regiões de MinasNa BR-040, ligação com o Rio, dois quilômetros separam os viadutos do Areal e São Dimas, perto de Conselheiro Lafaiete, na Região CentralSe entre os dois o pavimento é razoável, cruzá-los é um riscoCom 76 e 54 metros de comprimento, respectivamente, os viadutos têm só sete metros de largura cada, quase a metade do estipulado pelo Dnit como mínimo para as estruturas.

Na BR-116, no km 414, em Governador Valadares, a ponte sobre o Rio Doce iria demandar investimento de R$ 5 milhõesA estrutura tem 448 metros de extensão, quase o mesmo comprimento do aposentado Viaduto das Almas, na BR-040.


Denúncias, demissões e obras empacadas

A crise no Ministério dos Transportes, que até hoje se reflete em cancelamento de obras em todo o país, começou em julho, com denúncias que davam conta de um esquema de superfaturamento em licitações e recebimento de propina de empreiteirosAs irregularidades envolveriam funcionários da pasta e de órgãos como o DnitAs suspeitas, além de derrubarem o então ministro Alfredo Nascimento, provocaram um efeito dominó que levou ao afastamento ou demissão de mais de 20 pessoas ligadas ao ministério.


OBRAS CANCELADAS
(Primeira fase)

  BR-040/MG    Viaduto do Areal
  BR-040/MG    Viaduto São Dimas
  BR-040/MG    Ponte sobre o Rio São Francisco
  BR-153/MG    Ponte sobre o Ribeirão São José
  BR-153/MG    Ponte sobre o Córrego Sobradinho
  BR-365/MG    Ponte sobre o Rio da Prata
  BR-365/MG    Ponte sobre o Rio Paranaíba
  BR-050/MG    Ponte sobre o Rio Tejuco 1
  BR-050/MG    Ponte sobre o Rio Tejuco 2
  BR-050/MG    Ponte sobre o Rio Pirapetinga 1
  BR-050/MG    Ponte sobre o Rio Pirapetinga 2
  BR-050/MG    Ponte sobre o Rio Uberaba 1
  BR-050/MG    Ponte sobre o Rio Uberaba 2
  BR-452/MG    Viaduto sobre o entroncamento BR-050/MG
  BR-262/MG    Ponte sobre o Rio Quebra Anzol
  BR-262/MG    Ponte sobre o Córrego Marmelo
  BR-262/MG    Ponte sobre o Rio Araguari
  BR-262/MG    Ponte sobre o Rio Lageado
  BR-354/MG    Ponte sobre o Rio São Francisco (faixa auxiliar)
  BR-354/MG    Ponte sobre o Ribeirão Santana
  BR-116/MG    Ponte sobre o Ribeirão Itambacuri
  BR-116/MG    Ponte sobre o Rio Doce
  BR-458/MG    Ponte sobre o Rio Doce
  BR-116/MG    Ponte sobre o Ribeirão Arrozal
  BR-116/MG    Ponte sobre o Ribeirão Bom Jesus
  BR-116/MG    Ponte sobre o Ribeirão do Jorge
  BR-116/MG    Ponte sobre o Ribeirão Conceição (Viaduto Olegário)
  BR-116/MG    Ponte sobre o Rio Muriaé
  BR-116/MG    Ponte sobre o Córrego Laranjal
  BR-116/MG    Ponte sobre o Rio Pomba
  BR-116/MG    Ponte sobre o Córrego do Nilo (Torta)
  BR-116/MG    Ponte sobre o Córrego Timbiras
  BR-116/MG    Ponte Córrego Pirapetinga IV (Calçadinha)
  BR-116/MG    Ponte sobre o Rio Angu
  BR-262/MG    Viaduto do Reduto
  BR-262/MG    Ponte sobre o Rio Casca
  BR-381/MG    Ponte sobre o Rio Piracicaba
  BR-267/MG    Ponte sobre o Rio Paraibuna
  BR-267/MG    Ponte sobre o Rio do Peixe
  BR-267/MG    Viaduto sobre Ferrovia
  BR-267/MG    Ponte sobre o Ribeirão das Furnas IV
  BR-267/MG    Ponte sobre Ribeirão Furnas I
  BR-354/MG    Ponte sobre Ribeirão do Ouro
  BR-460/MG    Ponte sobre Ribeirão Abençoado
  BR-251/MG    Ponte sobre o Rio Jacaré
  BR-354/MG    Ponte sobre o Córrego Mata-Burro
  BR-354/MG    Ponte sobre o Córrego Fundo
  BR-354/MG    Ponte sobre o Córrego Babilônia
  BR-354/MG    Ponte sobre o Córrego São Bartolomeu
  BR-365/MG    Ponte sobre o Rio das Velhas
  BR-365/MG    Ponte sobre o Ribeirão da Flauta
  BR-365/MG    Ponte sobre o Córrego Segredo
  BR-365/MG    Ponte sobre o Córrego Vieiras
  BR-365/MG    Ponte sobre o Rio Espírito Santo
  BR-459/MG    Ponte sobre o Rio Vargem Grande
  BR-459/MG    Ponte Sobre Ribeirão dos Porcos
  BR-459/MG    Ponte sobre Rio das Tronqueiras
  BR-459/MG    Ponte sobre Rio Piranguçu
  BR-491/MG    Ponte sobre Rio Sapucaí