Transitar pela BR-381 no trecho que cruza o Rio das Velhas, no km 454, altura de Sabará, Região Metropolitana de BH, vai exigir um exercício ainda mais intenso de paciênciaAté outubro, data prevista para conclusão da ponte definitiva de alvenaria, as duas ligações metálicas e provisórias passarão até duas horas interditadas, todos os diasO fechamento, que teve início nessa terça-feira, ocorre entre as 20h e as 22h, para que a estrutura receba inspeção e manutenção, com troca de parafusos, porcas e pinosA medida, anunciada pelo major do Exército Marcelo Bortoloti, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, no Sul de Minas, foi necessária para garantir a segurança na travessia, diante do grande número de veículos que passam pela estrutura: cerca de 30 mil, diariamente
Nessa terça-feira, a equipe do batalhão de Itajubá, composta pelo major Bortoloti, um tenente, um sargento e quatro soldados, vistoriou a ponte para avaliar se a estrutura está comprometidaA checagem tem o objetivo de verificar o nível de trepidação, de atrito e de desgaste das peças metálicas“Usamos um aparelho topográfico de nivelamento, chamado de estação totalFizemos medições em nove pontos com uma mira laser, para checar a diferença entre as extremidades e a parte central da estruturaO trabalho tem objetivo de avaliar se há deformação das peças metálicas, que estão sendo submetidas a um esforço diário intenso, com compressão para baixo”, explica Bortoloti
Segundo o major, a variação tolerável nas medidas é de até 10,3 centímetrosO resultado da checagem dessa terça-feira só será conhecido hoje, mas, segundo o oficial, a primeira avaliação indica que as pontes estão em bom estado de conservação
Segundo ele, a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de reduzir o peso dos veículos que trafegam pelas pontes, de 60 para 45 toneladas, foi fundamental para garantir maios vida útil para as travessias“Não descartaríamos a possibilidade de ser preciso fazer reforços na estrutura, caso o volume fosse mantido como antesEm julho, quando fizemos a primeira manutenção, já constatamos alguns abalos e precisamos fazer troca de parafusos e outros ajustesO desgaste é normal, porque as peças ficam em atrito constate, mas as pontes estavam submetidas a uma carga excessivamente pesada”, diz.
Fechamento
Para os testes dessa terça-feira, o trânsito na 381 precisou ser fechado pela Polícia Rodoviária Federal por cerca de 20 minutos em cada uma das mãos de direçãoA primeira avaliação com uso do aparelho topográfico foi feita com a ponte vazia e depois com caminhões de cerca de 40 toneladas, nos dois sentidos da BROs fechamentos, que começaram por volta de 15h50, provocaram lentidão e filas de aproximadamente quatro quilômetros em cada pista.
O primeiro veículo a ser parado pela PRF foi o do caminhoneiro Moadir Teodorico da Silva, de 34 anosO condutor, que seguia de Uberlândia, no Triângulo, com destino a Caratinga, na Zona da Mata, foi escolhido pelo Exército para o primeiro teste“Estou carregado com 40 mil quilos e, apesar de meu caminhão ter seis eixos, só passei porque queriam um carro com esse peso aproximado
Enquanto isso...
...solução deve sair em outubro
A travessia definitiva de alvenaria, que está sendo erguida ao lado das pontes provisórias sobre o Rio das Velhas, está em fase final de colocação das vigas de açoParalelamente, funcionários atuam em outra frente de trabalho, fazendo a colocação das vigas de concreto para formação do piso que, posteriormente, receberá asfaltoDe acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela construção, a obra está sendo executada dentro do prazo e a previsão é de que o cronograma seja cumprido, com liberação do tráfego em outubro.