Jornal Estado de Minas

Crianças ensinam como preparar receitas inventadas por eles

Celina Aquino

Inventar receitas pode se tornar uma experiência bem divertida

Já parou para pensar que, tão legal quanto saborear um bolo é aprender a prepará-lo? Se ficou com vontade de se aventurar na cozinha, o Guri ajuda você a fazer três pratos deliciosos.

Sem esconder a preferência por doces, Ana Luíza Rodrigues, de 10 anos, mostra como se faz cupcake de chocolateConversa vai, conversa vem, a menina se revela uma cozinheira de mão cheiaEla conta que, de tanto observar a mãe, aprendeu a preparar pratos que adora, como macarrão, salsicha, arroz e feijão“Anoto todas as receitas que ela me ensina no meu caderno”, conta.

Cozinhar é a paixão de Lucas Gabriel da Silva, de 10Com o incentivo da avó, ele se interessou pela culinária e já sabe fazer omelete, coxinha e até massa de pão de queijo“Penso em ser cozinheiro quando crescer, para trabalhar em um restaurante que sirva comida diferente”, sonhaLucas testa para o Guri a receita do bolo de pão de queijo.

Quem também participa da brincadeira é Julliany Eduarda Almeida, de 5“Gosto muito de ajudar minha mãe na cozinha”, dizEla prepara seu doce preferido, o brigadeiro, e se diverte enquanto faz as bolinhas e enfeita cada uma delas com confeitos bem coloridos.

Antes de preparar os pratos, Ana Luíza, Lucas e Julliany dão algumas dicas para os aventureiros da cozinhaPreste bastante atenção para não errar a receita, seja cuidadoso com o fogo para não se queimar, faça tudo com muito carinho e tenha paciência, porque, às vezes, pode não dar certo na primeira vez.

Prepare-se, então, para a aventura: compre os ingredientes, coloque o avental e lave as mãos
Não se esqueça de que é preciso estar com um adulto por perto, principalmente na hora de mexer com liquidificador, forno e panela no fogoTrês, dois, um… mãos à obra!

Confiras as receitas

Cupcake de Chocolate (Chef Ana Luiza Rodrigues)

Ingredientes:
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
2 ½ xícaras (chá) de açúcar
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Granulado e confeitos coloridos

Modo de fazer
Coloque no liquidificador, os ovos, o óleo, a margarina e o leite e bata por três minutosJunte o açúcar e bata por mais um minutoAcrescente a farinha de trigo aos poucos, sem parar de baterJunte o chocolate em pó e continue a bater até que a massa fique homogêneaColoque-a numa tigela e misture o fermento, cuidadosamente, sem baterDespeje a mistura nas formas de cupcake e leve para assar por cerca de 20 minutos Para cobertura e recheio, faça um brigadeiro mole.

Brigadeiro diferente (Chef Julliany Eduarda Almeida)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ lata de creme de leite
Granulado e confeitos coloridos

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes em uma panela, com exceção do creme de leite, e leve ao fogo baixo, mexendo sempreQuando a mistura começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogoAdicione o creme de leite e mexa mais um pouco
Ainda quente, derrame o brigadeiro em uma vasilha untada Enrole-o e decore com os confeitos.

Bolo de Pão de Queijo (Chef Lucas Gabriel da Silva)

Ingredientes:
Massa
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de leite
250g de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de queijo parmesão ou canastra ralado
Sal a gosto

Recheio

1 colher (café) de orégano
1 xícara (chá) de presunto ralado
1 xícara (chá) de muçarela ralada
2 colheres (sopa) de molho de tomate

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes do recheio e guarde-osBata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, metade do queijo ralado e o salPasse a mistura para uma tigela e acrescente o restante do queijo, o polvilho e o fermento em póEm uma fôrma untada com margarina e polvilhada com polvilho, coloque metade da massa, em seguida o recheio e depois o restante da massa