(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia investiga morte de romeira no Sul de Minas


postado em 28/07/2011 06:00 / atualizado em 28/07/2011 06:10

A morte de uma mulher de 52 anos que participava de uma romaria na Serra da Mantiqueira, entre as cidades de Camanducaia, no Sul do estado, e o Santuário de Aparecida, em São Paulo, é um mistério para a polícia. O corpo de Maria Aparecida Pereira, que era natural de Pouso Alegre, também no Sul do estado, foi encontrado na segunda-feira, nove dias depois do desaparecimento. Ela integrava um grupo de 71 pessoas que deixou Camanducaia às 12h do dia 15 com destino a Aparecida do Norte, cujo objetivo era percorrer um trecho de cerca de 170 quilômetros. Os romeiros são frequentadores da igreja Céu da Mantiqueira, que faz uso do chá de santo daime, um alucinógeno obtido a partir da mistura do cipó jagube e da folha de chacrona ou flor-rainha.

A principal linha de investigação seguida pelos policiais é de que a mulher tenha se perdido dos caminhantes ao adentrar uma trilha perpendicular ao caminho principal, cercado por densa vegetação de Mata Atlântica. De acordo com o delegado Álvaro Roberto Bernardes, a suspeita principal é de que Maria Aparecida tenha morrido de hipotermia (diminuição brusca da temperatura corporal). A região, com altitude de 1,5 mil metros, é muito fria, sobretudo no inverno. “Eu mesmo entrei no caminho que imaginamos que ela tenha seguido e, ao andar 15 metros, caso não estivesse acompanhado por alguém da região, me perderia facilmente”, descreveu.

Organizadores confirmaram que ela fez uso do santo daime. Maria Aparecida foi encontrada no território de Sapucaí-Mirim, já próximo à divisa com São Paulo. De acordo com Bernardes, não havia sinais de violência no corpo. O delegado diz que a roupa ca vítima não seria suficiente para enfrentar as baixas temperaturas locais (11º na cidade).O presidente da igreja, Rodrigo Dozzo, que participava da caminhada, relembrou que a mulher vestia blusa e levava uma capa de chuva e um cobertor.

A suspeita de hipotermia é reforçada devido a um incêndio registrado onde a mulher foi encontrada, iniciado em 17 de julho, um dia depois do desaparecimento. Bernardes suspeita que ela tentou acender uma fogueira. O corpo estava muito encolhido e as mãos seguravam um isqueiro. O fogo não a atingiu.

Sumiço

O presidente da igreja Céu da Mantiqueira afirma que por volta das 12h de sábado (16 de julho) o grupo teria percebido o sumiço. Ela estava como a última integrante, no trabalho de vigilância. Dozzo afirma que cerca de 15 pessoas a procuraram por mais de cinco horas, com motos e carros. Outra medida foi o retorno de alguns caminhantes pela trilha – eles já haviam percorrido 30 quilômetros.

Rodrigo Dozzo revelou que durante a caminhada o chá, de propriedades alucinógenas, foi oferecido ao grupo e que Maria Aparecida o ingeriu. Ele diz que o desaparecimento não se relaciona com a ingestão. “Ela frequentava a igreja há muitos anos, já era iniciada no ritual e em nenhum momento ficou alterada”.

Há vários pontos de pouso no caminho. Sem localizar a mulher, o grupo seguiu a caminhada e apenas no dia 17 acionou a Polícia Militar de São José dos Campos (SP). Maria Aparecida fazia a romaria pela sétima vez. Os organizadores podem ser responsabilizados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)