Jornal Estado de Minas

Depois de morte por gripe suína, Prefeitura de Nepomuceno reforça vacinação

Rafael Passos
Depois da morte de uma mulher de 44 anos em Nepomuceno, em Sul de Minas, por gripe suína, a Prefeitura da cidade reforçou nesta quarta-feira a vacinação contra doença
Com a ação, o município espera complementar campanha, que teve início em maio de 2011.

O público alvo são as gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a dois anos incompletos e os profissionais da saúdeA prefeitura oferece 6,5 mil doses da vacina e está tentando junto ao Ministério da Saúde mais 5 mil.

A Secretaria de Saúde espera imunizar 60% das mulheres grávidas, 100% das crianças e dos idosos e 80% dos servidores da saúdeA prefeitura vai utilizar o cadastro dos vacinados para atingir essa meta.

As pessoas com doença cardíaca e respiratória, portadores do vírus da Aids, de câncer, transplantados vão receber normalmente as vacinaJá os diabéticos, os que fazem hemodiálise e os doadores de sangue terão que apresentar um relatório médico antes de tomar vacina.

Em julho de 2011, a Prefeitura de Nepomuceno registrou oito notificações da influenza A H1N1, sendo que três foram confirmadas, quatro descartadas e um óbitoUma paciente da cidade está internada no Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, com a suspeita da doença e o estado de saúde das pessoas infectados pelo vírus é estável, de acordo com a prefeitura.

Em 10 de julho, Ana Cláudia Evangelista dos Santos morreu em razão de gripe súinaFoi a primeira morte em decorrência da doença no estado, em 2011.

Veja a reportagem na TV Alterosa