Nesta primeira etapa, a Copasa se comprometeu a assumir os serviços de esgoto dos municípios de Catuti, Guarda-Mor, Jaíba, Lagoa dos Patos, Medeiros, Morada Nova de Minas, Quartel Geral, Três Marias e Várzea da Palma, para garantir o bom funcionamento dos sistemasOs municípios, por sua vez, firmaram o compromisso de transferir os serviços de esgoto para a Copasa assim que forem cumpridos os trâmites legais para a transferência.
O convênio garante, ainda, a transferência de tecnologias da Copasa, nas áreas de engenharia e projetos, bem como a execução, fiscalização e operação de empreendimentos relativos ao sistema de esgotamento sanitário, até que a empresa assuma por completo os serviços de esgoto desses municípios.
Somente na implantação dos sistemas de esgotamento sanitário desses nove municípios foram investidos, pela Codevasf, com recursos do Orçamento Geral da União, cerca de R$ 40 milhões.
A solenidade de assinatura do convênio contou com as presenças do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; do diretor-presidente, Clementino de Souza Coelho e do diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográfica, Guilherme Almeida Gde Oliveira, pela Codevasf; e, pela Copasa, do diretor-presidente Ricardo Simões e do diretor Técnico e de Novos Negócios, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho