(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comerciantes de Ouro Preto protestam contra obra na Rua São José


postado em 29/06/2011 17:50 / atualizado em 29/06/2011 18:01

Obras na Rua São José começaram na última segunda-feira, 27(foto: Letícia Trócilo/Arquivo pessoal)
Obras na Rua São José começaram na última segunda-feira, 27 (foto: Letícia Trócilo/Arquivo pessoal)

Em 2011, nos 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, moradores de Ouro Preto estão mobilizados contra uma obra que pode descaracterizar uma das principais ruas da cidade histórica. Desde segunda-feira, turistas e cerca de 400 comerciantes e funcionários dividem espaço com as máquinas que trabalham em uma obra de saneamento na Rua São José. Metade do calçamento da via foi retirado, e o que mais preocupa a população é a substituição da calçada de pedestres atual por uma nova.

Trecho do jornal
Trecho do jornal "A Província de Minas" anunciando despacho dos vereadores de Ouro Preto sobre a calçada da Rua São José, na época chamada de Tiradentes (Clique para ampliar) (foto: Arquivo divulgação)
"O passeio da Rua São José foi feito em 1887 a pedido da Câmara de Vereadores da época", explica a comerciante Marina Dobscha da Silva, dona de uma loja de roupas e calçados infantis no local há 17 anos. Segundo ela, a calçada da rua foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937, mas a obra prevê também a retirada do material. Por causa da polêmica, os comerciantes da Rua São José prometem parar a cidade na tarde de quinta-feira com uma manifestação.

Marina afirma que os moradores foram os últimos a saber da intervenção. "Nós fomos acionados pela presidente da Associação Comercial de Ouro Preto no último dia 9 para participar de uma reunião para anunciar a obra. Um representante da prefeitura também participou. Segundo ele, os trabalhos vão durar seis meses. Em apenas dois dias, o comércio local já começou a ter prejuízo", explica a lojista.

Assim que foram informados da retirada do passeio centenário, os comerciantes se mobilizaram para impedir a descaracterização da rua. A comissão formada pelos proprietários de estabelecimentos na Rua São José já conta com 500 assinaturas em um documento contra a alteração do patrimônio. "Já recorremos a vários órgãos estaduais e federais. O Ministério Público da cidade conseguiu adiar a retirada da calçada até a aprovação do Iphan de Ouro Preto, mas acreditamos que ele pode dar o aval à prefeitura, embora coloque vários impedimentos para qualquer intervenção que façamos nos comércios ou casas", afirma Marina.

Prefeitura alega que insatisfação é de comerciantes

Rua São José na década de 1940(foto: Divulgação arquivo)
Rua São José na década de 1940 (foto: Divulgação arquivo)
A prefeitura de Ouro Preto afirma que o motivo da obra é a passagem de tubulação que faz parte da criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto, em construção na Avenida Rodrigo Melo Franco de Andrade, via de ligação entre Ouro Preto a Mariana. Segundo o órgão, a obra foi pensada junto com a Secretaria de Patrimônio, mas alguns impactos são inevitáveis.

A obra vai alargar a calçada da Rua São José e acabar com espaço de estacionamento usado por motoristas que compram nas lojas da região. Segundo a prefeitura esse seria o motivo da insatisfação dos comerciantes. Eles estariam reclamando por causa do fim de vagas ocupadas por cliente. Mas o órgão afirma que os carros estacionados nessa rua, em horário comercial, descumprem as regras de trânsito, porque o local é área de embarque e desembarque.

A assessoria da prefeitura ainda ressaltou que o alargamento dos passeios vai melhorar a mobilidade de pedestres, que contam com espaço precário de circulação. Por fim, o órgão afirma que "em momento algum a obra está sendo feita em desacordo com regras do Iphan ou leis ambientais".

Quem também reforça a questão da legalidade da obra é o secretário de Patrimônio de Ouro Preto, Gabriel Gobbi. Segundo ele, o projeto foi aprovado pelos conselhos de Política Urbana e Preservação da prefeitura e tem autorização prévia do Iphan. "Dentro dos conselhos há representantes da sociedade civil, inclusive da Associação Comercial", afirma. Ele também questiona o tombamento do passeio, citado pelos comerciantes. "Em Ouro Preto o conjunto é tombado, ou seja, casas, ruas. Apenas em casos específicos, como chafarizes, existe o tombamento
individual. A calçada, neste caso, faz parte de um conjunto e pode ser modificada desde que não traga dano a ele. E quem avalia a possibilidade de dano é o Iphan", explica. Ainda de acordo com o secretario, todo o projeto foi feito em parceria com o órgão e o estudo durou quatro meses.

Além de refazer a rede de esgoto da cidade, que é do século XVIII, existe a necessidade de readequação do passeio da via. "A calçada está em péssimo estado. A reforma vai ficar por conta da Secretaria de Patrimônio. Vamos adaptar o passeio para acessibilidade, facilitando a passagem de idosos e portadores de necessidades especiais", diz Gobbi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)