(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Gurilândia

Saiba como cuidar do seu bicho de estimação


19/06/2011 09:41

A calopsita Teteia nem precisa falar para Neani Cláudia Costa Almeida, de 9, entender o que ela quer
A calopsita Teteia nem precisa falar para Neani Cláudia Costa Almeida, de 9, entender o que ela quer (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)


Ah, se os bichos falassem... Bem que Karina Pereira de Sousa, de 10 anos, tentou consolar seu pato, o Donald, quando ele ficou viúvo. Uma das galinhas da casa se engraçou com ele e a companheira, enciumada, partiu para o ataque, mas perdeu a briga e, dois dias depois, ela morreu. “Disse para o Donald: acho que você nunca mais vai ser feliz. Ele abaixou a cabeça e foi embora. Sei que ficou triste”, relembra. Se o pato falasse, ele diria que a menina estava enganada. O tempo passou e a tristeza deu lugar à animação. Karina e Donald agora são amigos inseparáveis.

Influenciada pelo pai, que cresceu em fazenda, Karina aprendeu a amar os animais. Convive com um galo, cinco galinhas, um peixe, quatro cachorros e três codornas, mas o preferido é mesmo o pato. “Ele é o único que brinca comigo. Gosta de correr atrás de mim, a gente brinca até de esconde-esconde. Quero acostumá-lo a pular corda”, conta. Só a menina pode dar banho, três vezes por semana, e preparar a comida de Donald, que prefere arroz cozido, alface e milho moído. E na hora de ajeitar a bagunça, a responsabilidade também é dela. “Ele esparrama a comida no chão, tira as roupas sujas do balde, mas é bom demais morar com ele, me dá tanta alegria…”

Se Donald falasse não ia perder a oportunidade de paquerar as galinhas. “Ele fica correndo atrás delas e tenta beijá-las, mas só quando o galo não está por perto”, diverte-se Karina.

A calopsita Teteia nem precisa falar para Neani Cláudia Costa Almeida, de 9, entender o que ela quer. Afinal, a convivência já dura quatro anos. “Quando ela quer passear, começa a gritar bem alto”, conta. Teteia está sempre grudada a Neani, seja andando atrás dela ou empoleirada em seu ombro. Enquanto a menina estuda, lá está a ave de origem australiana em cima do computador. E quando ela resolve assistir à televisão? A calopsita também acompanha. “Tenho que passar a mão no topete dela todo dia. É um carinho que ela adora”, diz a estudante, que completa: “Ter bichinho de estimação é muito bom, porque é um amigo a mais para brincar. Conto um monte de coisas para a Teteia”.

Outra apaixonada por bichos é Stephanie Cecília Duarte de Sá Barreto, de 8. Adivinha quantos ela tem em casa? Seis! Um cachorro, um peixe, um coelho, duas aves e uma chinchila, a Pimenta. “Desde pequena aprendi a cuidar dos animais e por isso tenho mais responsabilidade. Agora vejo que consigo cuidar bem de um bebê”, analisa a garota, que virou uma especialista em chinchila. Stephanie explica que Pimenta é um mamífero roedor de hábitos noturnos. É brincalhona, comilona e curiosa. Não pode comer ração de coelho nem de hamster. Tem que beber pelo menos meio litro de água por dia. Precisa se exercitar. “Ela tem que ficar solta para interagir e brincar todo dia, porque senão morde todo mundo”, explica.

Uma chinchila como Pimenta, bem tratada e cheia de mimos, pode viver até 20 anos. É Sthepanie, você ainda vai ter a companheira de diversão por muito tempo.

No seu perfil

Ficou interessado em ter um animal de estimação? Escolha, então, o que se encaixa melhor no perfil da sua família. Lembre-se de que todo bicho precisa de carinho, atenção e, é claro, comida. Confira as dicas do veterinário Alysson Lamounier, professor da PUC Minas:

>> Cachorro
Quem mora em casa pode até criar cães de médio a grande porte, mas em apartamento só dá para ter um animal pequeno. Prefira as raças mais companheiras, como poodle, yorkshire, schnauzer, lhasa apso e shitsu. Todas as cinco se dão bem com crianças. O dono deve ter tempo para brincar e dar atenção ao cachorro. É preciso passear, no mínimo, uma vez por dia com ele. Não mime muito o bicho, pois, assim como uma criança, ele pode ficar malcriado. Não é recomendado dormir com ele em cima da cama.

>> Gato
Tenha consciência de que gato não é um cachorro pequeno. Não espere que ele abane o rabo quando você chegar em casa. O gato vai interagir com o dono na hora que quiser. É um animal independente e extremamente silencioso, mas não deixa de ser companheiro. As raças mais comuns são persa, angorá e siamês, mas até vira-lata convive bem com as crianças se for domesticado desde pequeno.

>> Peixe
Não é porque eles ficam confinados em um aquário que não precisam de cuidados especiais. É preciso trocar a água três vezes por semana e todos os dias deixar para o peixe pequenas quantidades de ração. A espécie da moda é a beta por ser muito resistente. Mas é proibido deixar dois machos juntos, pois eles podem brigar e até se matar.

>> Aves
As calopsitas são uma das aves mais recomendadas para crianças, já que gostam de interagir. Mas qualquer outro passarinho é capaz de divertir uma criança. Não se esqueça de limpar a gaiola e repor todos os dias a comida. Não invente de dar à ave outro tipo de alimento que não seja ração, pois apenas ela é própria para a espécie. Apare as asas para evitar que a animal voe e fuja.

>> Tartaruga
É bom saber que elas têm vida muito duradoura e crescem um bocado. Aquela tartaruga que hoje fica na palma da sua mão não vai caber mais num pequeno aquário daqui a cinco anos. Detalhe: não confunda tartaruga com jabuti e cágado. Cada um exige cuidados e ambientes diferentes, mas todos os três devem ser alimentados apenas com ração.

>> Roedor
Antes de comprar um roedor, pesquise qual é a alimentação adequada e em qual ambiente ele precisa ficar, senão pode se tornar um problema para a família. Não é todo bicho que gosta de qualquer tipo de brincadeira. Tome cuidado para não ficar abraçando e apertando demais, pois ele pode ficar estressado e até morder. Se optar por um casal, lembre-se de que eles reproduzem muito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)