Jornal Estado de Minas

Tráfego em pontes sobre o Rio das Velhas será liberado às 16h de sábado

Paula Sarapu
Somente carros de passeio, ônibus e caminhões pequenos, os trucados (com cabine e dois eixos) serão autorizados a usar as passagens - Foto: Jorge Gontijo/EM/DA Press


A falta de comunicação e planejamento entre os órgãos envolvidos na liberação do trânsito das pontes provisórias montadas pelo Exército na BR-381, sobre o Rio das Velhas, em Sabará, vai impedir por mais 15 dias a passagem de carretas e veículos articuladosHoje, às 16h, as pistas metálicas estarão liberadas apenas para carros de passeio, ônibus e caminhões pequenosSomente nesta sexta-feira, em reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez reivindicações para a circulação dos veículos, como a instalação de balanças de cargas, quebra-molas, placas e iluminaçãoChefe da Comunicação Social da corporação, o inspetor Aristides Junior afirma que estas questões não tinham sido avaliadas pelo Dnit até entãoAs carretas deverão manter os desvios por Ouro Preto e Mariana e a PRF admite congestionamentos diários na BR-381.

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“O Dnit só preocupou-se em liberar a ponteEles não entendem do trânsito e esses detalhes só foram tratados hoje de manhãEles nos pediram entre 10 e 15 dias para resolver o que faltaPor isso, nenhum tipo de carreta e veículos articulados poderão transitar sobre a ponteRotineiramente flagramos motoristas com excesso de peso e não podemos confiar apenas nas notas fiscaisNão podemos correr o risco de uma carreta pesada interditar ou derrubar a ponteA prioridade será atender a população prejudicada e o transporte de passageiros
O transporte de cargas continuará mantendo os desvios”, explicou o inspetor.

Haverá policiamento 24 horas para controlar a passagem de veículosQuebra-molas serão instalados nos dois acessos às pontes, a cerca de 40 metros de distânciaAs balanças, fixadas no chão, ficarão na altura do Km 450, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, para quem segue para Belo Horizonte, e no trevo do Tacono, para quem vem do Anel Rodoviário em direção a VitóriaAs placas de sinalização orientando a proibição de carretas serão afixadas desde este pontoNa direção contrária, motoristas que vierem por João Monlevade já serão alertadosSegundo o Dnit, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) estadual vai ceder duas balanças, numa parceria.
O inspetor Aristides Junior admite que haverá congestionamentos diários na BR-381 e pede a compreensão dos motoristasNa ponte, os veículos precisarão manter velocidade constante de 40Km/h e devem evitar frear sobre a estrutura“Cerca de 300 mil veículos circulam por esta rodoviaSe já tinha congestionamento na ponte de concreto, é óbvio que haverá mais agoraEssa é uma situação emergencial e os motoristas precisam se adequar
A ponte é uma medida paliativa e, por ser metálica, tem uma série de cuidados e restriçõesUm caminhão e um ônibus não poderão passar por ela simultaneamente, por isso, estaremos lá para fazer a triagem”, afirmou.

As estruturas metálicas suportam até 60 toneladasSegundo o inspetor da PRF, depois da instalação das balanças, carretas, veículos articulados e caminhões com cabine e dois eixos estarão liberadosCarretas bitrem e rodotrem só poderão voltar a circular quando a ponte definitiva já estiver construídaA previsão de conclusão da obra é no fim de outubro.
As reivindicações da PRF em cima da hora podem ter causado um mal estar entre as instituiçõesApesar de anunciar coletiva de imprensa na própria ponte com a presença do superintendente regional do Dnit, Sebastião Donizete de Souza, nenhum representante do órgão apareceuO comentário era de que hoje apenas as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal participariam da liberação do tráfego na pontesA assessoria de imprensa do Dnit informou que o superintendente não compareceu à entrevista por conta de um imprevisto e que não quer dar uma conotação política, de inauguração, à liberação da viaO Dnit explicou, ainda, que o Exército apresentou uma notificação sobre as peculiaridades do trânsito nas pontes no início da semana e, por isso, a PRF não tinha sido consultada sobre a necessidade da instalação de balanças e quebra-molas.