Jornal Estado de Minas

Tumulto marca encerramento do Festival Natura Musical Minas, na Praça da Estação

Daniel Silveira

A Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, ficou lotada na noite deste domingo
Milhares de pessoas queriam conferir as apresentações de Milton Nascimento, Maria Gadu e Roberta SáA lotação terminou em confusão envolvendo público, policiais militares e guardas municipais.

“Eu cheguei lá por volta das 19h30 e os seguranças disseram que não podia mais entrar, porque estava lotadoComeçou então um empurra-empurra e eu me afastei para o outro lado da praça”, conta o estudante Anderson Carmo, de 25 anos.

Para tentar acompanhar um pouco os shows, Anderson subiu em uma das gradesFoi quando percebeu o tumulto e decidiu deixar o local“O pessoal começou a invadir a praça e os guardas tentaram impedirVi que eles usavam um spray”, conta.

Há relatos de que policiais militares chegaram a usar bombas de gás lacrimogênio para conter a confusãoO 1º Batalhão da PM minimizou a ocorrência, negando que tenha ocorrido qualquer tumultoNão há informações sobre feridos ou detidos.

Para permitir a realização de shows na Praça da Estação, a prefeitura passou a exigir que a área seja isolada por grades e que a lotação seja controladaOs três shows realizados lá neste domingo faziam parte do Festival Natura Musical Minas, que levou shows musicais também às praças da Liberdade, no Funcionários, Duque de Caxias, no Santa Tereza e no Parque Lagoa do Nado.

Por meio de nota, os organizadores do evento esclareceram que a ação dos guardas e policiais foi rápida e visava exclusivamente garantir a segurança do público e a tranquila continuidade do eventoConfira abaixo a íntegra do comunicado:

"Acreditamos que a música é uma das manifestações artísticas mais democráticas, com capacidade de promover integração cultural, além de ser um meio para vivenciar o ‘Bem Estar Bem’, nossa razão de ser
Por isso, promovemos o Festival Natura Musical Minas, um encontro da música mineira com a diversidade da música brasileira em um presente para Belo Horizonte. 

Durante cerca de 30 minutos da noite de hoje, enfrentamos alguns problemas no fluxo de entrada do público no show na Praça da EstaçãoA polícia militar e a guarda municipal trabalharam para garantir a segurança e o conforto no acesso das pessoas que ainda estavam do lado de fora. 

De forma rápida e organizada, as pessoas entraram na praça e foi possível conciliar o interesse do público com a legislação municipal que limita a quantidade de pessoas permitida na Praça da Estação.

Estamos confiantes de que dedicamos todos os nossos esforços para proporcionar uma experiência prazerosa e segura para o público."

Natura Cosméticos