(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros vê disparar assaltos com bandidos usando motos


postado em 12/06/2011 07:04 / atualizado em 13/06/2011 09:05

Em Montes Claros, no Norte de Minas, o uso de motos está associado a uma crescente onda de violência. A estimativa de que 70% dos assaltos à mão armada são praticados com o veículo – também usado na maior parte dos 53 homicídios registrados este ano – levou a Câmara a aprovar lei restringindo o uso de capacetes em prédios e estabelecimentos da cidade. “Minha intenção foi proteger principalmente os postos de gasolina, que estavam sofrendo muitos assaltos”, afirma o vereador Marcos Nem (PR), autor da lei.

A iniciativa, porém, não surtiu efeito. “O problema é que não temos poder de polícia para impedir o acesso aos postos por pessoas usando capacetes. Assim, os assaltos continuam”, afirma o diretor regional do Sindicato dos Revendedores de Derivados de Petróleo (Minaspetro) em Montes Claros, Márcio Hamilton Lima. Sem alternativa, a maioria dos donos de postos recomenda que os frentistas nunca reajam e sempre andem com pouco dinheiro, no máximo R$ 30.

A tática para cometer os assaltos se repete: os criminosos andam em dupla, numa única moto, cuja placa é retirada ou tem a numeração coberta. Há casos em que os bandidos abastecem antes de anunciar o roubo, como relata o frentista Franz Lopes, de 44 anos, que já foi assaltado três vezes. Teve mais sorte do que o colega de profissão Anísio Ribeiro, de 49 anos, que há 10 trabalha em um posto da cidade e já foi roubado seis vezes.

O comandante do 50º Batalhão da Policia Militar de Montes Claros, tenente-coronel Jorge Bonifácio de Oliveira, salienta que o excesso de motos na cidade contribui para que esse tipo de veículo seja usado em cerca de 70% dos assaltos e dificulta o combate. De acordo com dados da Empresa Municipal de Transito (Mc Trans), em maio, Montes Claros já contava com 50,5 mil motos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)