Jornal Estado de Minas

Demora do Dnit e chuva adiam ainda mais liberação de ponte na BR-381

Valquiria Lopes
A demora do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em preparar os pilares de concreto para sustentação das duas pontes metálicas sobre o Rio das Velhas, no Km 454 da BR-381, em Sabará, e a chuva que atingiu a Grande Belo Horizonte devem atrasar em pelo menos dois dias a abertura da primeira passagem provisória no local
Em montagem desde segunda-feira por 64 militares do Exército, a estrutura já poderia ter sido abertaNo entanto, a previsão é de que somente a partir de segunda-feira os motoristas possam utilizar a travessia no trecho por onde passavam diariamente cerca de 50 mil veículos antes da interdição.

O tráfego será feito no esquema pare e siga, orientado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até que a segunda travessia temporária fique prontaCom 42 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e capacidade para suportar a travessia de veículos de até 60 toneladas, a instalação ajudará a minimizar os transtornos causados à população, desde o fechamento da rodovia, em 20 de abrilNa ocasião, uma das bases de sustentação da antiga ponte, de concreto, cedeu, causando afundamento da estruturaEla acabou sendo demolida.

Tempo menor

Com o início da operação da estrutura metálica, a viagem entre a capital e as cidades do Vale do Aço, Sul da Bahia e Vitória voltará a ficar pelo menos uma hora mais curtaA outra ponte metálica que será instalada ao lado da que está sendo montada, chegou nessa sexta-feira do Sul do Brasil e começa a ser implantada neste sábado.

“Quando iniciamos os trabalhos, o Dnit tinha terminado somente uma das margensA montagem começou do lado de BH e trabalhamos ao longo de toda a semana apoiando nessa estruturaDesde ontem (quinta-feira), já tínhamos condição de terminar a montagem da ponte na outra margem, mas o Dnit não terminouPoderíamos estar mais adiantados caso o pilar estivesse pronto”, afirmou o tenente-coronel João Vicente Ferreira, chefe da comunicação social da 4ª Região MilitarApesar do atraso, o militar afirma que a montagem está dentro do cronograma previsto, de 10 a 15 dias
A estrutura da ponte metálica, com peso de 70 toneladas, veio do Rio de Janeiro, dividida em nove caminhões.

As duas pontes vão funcionar até que a estrutura definitiva de concreto seja construída pela empresa contratada pelo DnitTodo o trabalho para implantação das travessias provisórias, construção da nova ponte e recuperação das desvios deverá custar aos cofres públicos no mínimo R$ 50 milhões, conforme o DnitO órgão, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os pilares não prejudicaram o cumprimento do cronograma, uma vez que o prazo previsto era dois de julho.