Conforme a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), o glaucoma só é detectado depois de um exame oftalmológico cuidadoso, simples e indolor, no qual é medida a pressão intraocularApesar de muitas doenças afetarem o nervo óptico, a lesão que é provocada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao oftalmologista detectar sua existênciaA chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), Marta Halfeld, a doença é causada pela alteração do humor aquoso, líquido que preenche a parte interna do olho.
Ela explica que quando ocorre a alteração desse líquido, a pressão intraocular aumenta e pode provocar danos no nervo ópticoHá diversos tipos de glaucoma e o mais comum é o crônicoSegundo Marta Halfeld, é essencial que a população tome medidas preventivas“ É preciso fazer consultas regulares com a medida da pressão intraocular e o exame de fundo de olho”A doença pode ser tratada com colírios, laser ou intervenção cirúrgica, quando necessário.
Entre os mais propensos a serem portadores de glaucoma estão os hipertensos, diabéticos, negros, portadores de altos graus de miopia ou de pressão intraocular elevada e ainda em pessoas que usam esteróides por longos períodos de tempo, pessoas que têm histórico familiar de glaucoma ou tenham mais de 40 anos.