(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Massa de ar polar derruba temperaturas até domingo em BH

Minas Gerais registra as menores temperaturas do ano, sob efeito de massa de ar polar que veio da Argentina. Os termômetros caem a 3,3° em Maria da Fé, no Sul do Estado


postado em 19/05/2011 06:00 / atualizado em 19/05/2011 07:06

População se agasalha para suportar o frio(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
População se agasalha para suportar o frio (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Belo Horizonte registrou a temperatura mais baixa do ano na madrugada de quarta-feira. O frio deve se manter até o domingo. Os termômetros marcaram 12,2°C na Região da Pampulha e 14,4°C na Centro-Sul, fazendo as pessoas tirarem os agasalhos do armário. A queda na temperatura se deu graças a uma massa de ar polar que veio da Argentina, passou pelo Sul do Brasil e chegou ao Sudeste. Um morador de rua foi encontrado morto na madrugada de ontem, num banco de uma praça, em Machado, no Sul de Minas e, segundo a Polícia Civil, a principal hipótese é que ele tenha morrido por hipotermia.

A diminuição não ficou restrita à capital. Todas as regiões do estado sentiram a queda dos termômetros, que se manteria por hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Florestal, no Centro-Oeste, a madrugada de quarta-feira foi a mais fria do ano, com mínima de 9,5°C. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, foi registrada a menor temperatura em todo o estado desde janeiro. Os termômetros marcaram 3,3°C na cidade, que fica a 467 quilômetros de Belo Horizonte. Em Caldas, também no Sul de Minas, a 465 quilômetros da capital, o registro foi de 3,7°C durante a madrugada.

Em Montes Claros, na Região Norte, área tradicionalmente quente, também houve queda. A mínima de 14,6°C foi a menor temperatura do ano no município. Já em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a redução foi mais brusca, com os termômetros chegando aos 10°C. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a madrugada também foi fria, com registro de 11°C. Na Região Centro-Oeste, várias cidades registraram as menores temperaturas de 2011. Bom Despacho marcou 8,2°C ,e Bambuí, 9,4°C.

Estável

De acordo com o chefe da seção de previsão do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Jorge Luiz Moreira, não há previsão de novos recordes nos próximos dias. “As temperaturas vão continuar estáveis até o fim de semana, mas a tendência é de que essa massa de ar polar comece a perder força e as temperaturas voltem a aumentar gradativamente”, afirma o meteorologista.

Ainda de acordo com Moreira, essa queda nas temperaturas acontece por causa da queda no nível de radiação solar. “No outono, a intensidade dos raios solares no hemisfério sul começa a diminuir. O menor nível é registrado em 21 de junho, data oficial do início do inverno. A Região Sudeste é marcada pelas ondas de frio e até o fim do mês é provável que chegue mais uma massa de ar polar no estado”, projeta.

A onda fria atingiu o Sul do Brasil, com algumas cidades do Rio Grande Sul registrando 2°. No Paraná, os termômetros caíram a 5° em parte do estado. São Paulo também teve a madrugada mais fria do ano, com 12,4°.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)