Publicidade

Estado de Minas

Zoológico proíbe venda de salgadinhos


postado em 18/05/2011 06:00 / atualizado em 18/05/2011 06:20

Fundação alega que guloseimas jogadas por visitantes prejudicam alimentação de animais(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Fundação alega que guloseimas jogadas por visitantes prejudicam alimentação de animais (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)


O comércio de biscoitos e salgadinhos será proibido no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. Na segunda-feira, 32 permissionários que mantêm barraquinhas no espaço verde foram notificados pela Fundação Zoobotânica de que só poderão vender guloseimas até o fim dos estoques. O argumento para a proibição da venda de snacks, pipocas, sacos de batata e todo tipo de biscoito é a proteção aos animais, o que é contestado pelos ambulantes.

“Temos mais lucro que o restaurante da Praça de Alimentação, daí o problema. Pagamos R$ 43 para manter a barraca e mais a conta de luz, que gira em torno de R$ 100. O restaurante paga mais, né! No início da semana, a administração mandou que a gente tirasse as mesas e cadeiras que ficavam nos gramados e anunciou a determinação: só poderemos vender sanduíches e cachorro-quente. Eles dizem que os visitantes jogam biscoitos aos animais, mas trabalho aqui há muito tempo e não tem nenhum caso de bicho que passou mal por isso. Há alguns anos, um elefante teve problemas porque os funcionários recolheram o lixo e deixaram perto da baia dele. Com a tromba, ele puxou garrafas de refrigerante”, contou um ambulante.

Outro funcionário também se queixou. Segundo ele, os permissionários tentaram conversar com a administração, sem sucesso. Ele conta que, durante a semana, os biscoitos representam 80% do lucro. No fim de semana, quando a chapa do fogareiro fica ligada o dia todo, a venda bate 40%, dividindo o posto com os sanduíches. “Micos e saguis que ficam soltos nas árvores não recebem alimentação da administração e se aproximam dos visitantes para comer seus salgadinhos. O ideal, em vez de proibir a venda, era entregar ao frequentador um folheto com orientações.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade