(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Noivas do gorila Idi Amin chegam no fim do mês

Com o término das obras de reforma, gorila é transferido para recinto onde aguardará as duas namoradas londrinas. Sedação de animal em jaula subterrânea decepciona visitantes


postado em 18/05/2011 06:00 / atualizado em 18/05/2011 06:20

Projetista Rafael Carvalho mora em Porto Alegre e levou a pequena Isabela para ver o primata, que foi sedado e deverá reaparecer hoje(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Projetista Rafael Carvalho mora em Porto Alegre e levou a pequena Isabela para ver o primata, que foi sedado e deverá reaparecer hoje (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)


Com os dias contados para o fim da solidão, o gorila Idi Amin, principal atração do Jardim Zoológico de Belo Horizonte, nem se importou com a movimentação intensa de funcionários e tratadores responsáveis pelos últimos ajustes para a inauguração de sua suíte nupcial. De volta à casa nova, depois de uma reforma que custou R$ 390 mil, o primata já espera suas duas pretendentes inglesas, como publicou nessa terça-feira com exclusividade o Estado de Minas. O grandalhão de mais de dois metros de altura e 200 quilos quer se livrar do título de solteirão que ostenta há 27 anos e aguarda as namoradas, que devem chegar à capital mineira, vindas de Londres, até o fim do mês. Nessa terça, o primata passou a tarde sedado, descansando em uma jaula subterrânea, numa área de manobra, o que causou frustração entre os visitantes, que não falavam de outro assunto.

Idi Amin aguardou o fim das obras no setor extra, uma seção restrita e especial onde funciona o hospital veterinário. Neste local podem circular apenas biólogos, veterinários e funcionários responsáveis pela alimentação dos animais. Ainda nessa terça, por volta do meio-dia, o gorila foi levado para o seu novo espaço dentro de uma carreta, puxada por um pequeno trator. O transporte para a casa reformada poderia causar estresse ao gorila, daí a necessidade de sedá-lo, até por questões de segurança. A expectativa dos tratadores é de que Idi Amin acorde ao longo desta quarta-feira, bem disposto para se alimentar. Depois, deve retomar a rotina antiga em seu recinto e já estará liberado para fazer brincadeiras e chamar a atenção dos frequentadores até o fim da semana.

E, por este motivo, as irmãs Luciene Assunção, de 30 anos, e Lúcia Cristina Bento da Silva, de 37, já combinam um outro passeio ao zoológico. “Vim de Contagem para visitar minha irmã e aproveitamos o dia de folga para trazer filhos e sobrinhos. Eles queriam ver o gorila noivo! Uma pena que Idi está sedado. Será que já é pela emoção de receber duas namoradas?”, brincou a vendedora Luciene. “Vai ser ótimo que elas venham fazer companhia, mais duas belas atrações para o zoológico. Com certeza voltaremos para vê-los”, disse ela. O sobrinho Diogo, de 8 anos, acredita que a convivência entre os três vai ser pacífica. “Ele é o mais engraçado porque atira porcaria na gente. Mas acho que não vai dar ciúmes entre as namoradas e todos vão fazer palhaçadas juntos.”

Mais espaço

A suíte nupcial do único gorila em cativeiro na América do Sul ganhou troncos de árvores e cordas para os momentos de lazer do grupo. A área não foi ampliada durante os oito meses de obras, mas sofreu algumas alterações. Há um pequeno lago e a vegetação específica e os pés de bambu, que Idi Amin adora, foram regados. O entorno do espaço também foi capinado e os funcionários que se dedicavam ao tratamento especial da suíte nupcial não se cansavam de responder a pergunta de visitantes: “Onde está o gorila?”, todos queriam saber.

“Sei que ele vai arrancar tudo o que plantamos, como se fosse numa brincadeira, mas estamos ansiosos para vê-lo de novo”, disse um tratador. “Idi Amin é nossa atração principal e vai ganhar companhia de duas fêmeas. Já houve no passado uma tentativa de aproximação, mas ele foi muito territorialista e ciumento com seu espaço e não deu certo. Não sei se vão reproduzir desta vez, mas ele é um bicho que vive em bando e a vinda delas vai respeitar sua natureza”, explicava um funcionário às famílias que se aproximavam do novo espaço.

O projetista de software mineiro Rafael Carvalho, de 25 anos, mora em Porto Alegre (RS) e um dos programas das férias era tentar mostrar o gorila à pequena Isabela, de 1 ano e três meses. “Ele está dormindo, teremos de voltar outro dia”, disse o pai à menina.

Quarentena

A aniversariante Rosângela Rodrigues Borges Nunes, de 24 anos, saiu cedo de Betim, na Grande BH, com 12 familiares, que vieram do estado do Pará, para comemorar a data. A proposta do passeio incluía a visita ao gorila, e o pai da moça, o fazendeiro Alair Gomes Rodrigues, de 53, só desculpou a ausência do enorme peludo porque se tratava de um bom motivo. “Ninguém aguenta passar a vida sozinho, sem companhia. Ele andava triste e agora vai ter duas fêmeas. Desta vez, vamos nos contentar com a zebra, o tigre, as girafas e os crocodilos, enquanto ele descansa para o casamento.”

Quando chegarem, as namoradas inglesas de Idi Amin vão passar por um lento período de adaptação e podem ficar até 60 dias isoladas em áreas de quarentena, antes de seguirem para a suíte nupcial. O gorila tem 38 anos e, segundo especialistas, apresenta vigor e fôlego para se dedicar às companheiras até os 45 anos, idade média dos últimos registros de reprodução da espécie. A expectativa de vida em cativeiro é de 50 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)