Jornal Estado de Minas

Dnit não tem previsão para reparar ponte da BR-381

Estrutura em Nova União tem problemas em um dos pilares de sustentação. Início das obras ainda não foi definido - Foto: Cristina Horta/EM/D.A Press

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda não tem previsão do início das obras de reparo da ponte no Rio Vermelho, no km 412 da BR-381, em Nova União, Região Central de MinasUma das estacas que suportam o bloco de sustentação de um pilar está separada da estrutura por um vão livre de cerca de 15 centímetrosO receio do prefeito de Nova União, Moacir de Figueiredo, é de que a travessia comece a ceder, como aconteceu a ponte do km 454 da mesma rodovia, no Rio das Velhas, em Sabará, Região Metropolitana, que apresentou o problema há quase um mês e precisou ser demolida, causando transtornos para motoristas e pedestres.

Ontem, como medida paliativa, empreiteira contratada pelo órgão fez alguns reparos na sinalização na 381, próximo à ponteFoi concluído o trabalho de instalação de quebra-molas, nos dois sentidos da pista, para reduzir a velocidade dos veículos nas entradas da ponte, como preparação para as obras que ninguém sabe quando serão iniciadasA Polícia Rodoviária Federal controlou o tráfego enquanto os operários trabalhavamCom a circulação alternada entre uma pista e outra, o congestionamento chegou a três quilômetros nos dois sentidos.

De acordo com Alexandre Oliveira, engenheiro do Dnit responsável pelas obras em Nova União e em Sabará, uma empresa de projetos está definindo que reparos devem ser feitos na ponte no Rio Vermelho, para evitar que a estrutura sofra mais danosSegundo ele, os quebra-molas instalados no local vão servir para evitar acidentes“É preciso que os veículos passem em baixa velocidade no período em que os reparos estiverem sendo feito feitos, para garantir a segurança de todosQuanto à reforma da ponte, ele disse que já foi feita uma análise prévia, mas não foi definido o que vai ser feito“Houve uma audiência pública e nela foram mostradas fotos do bloco da ponte, com três estacas, e uma delas está descoladaPelo que tudo indica, é um problema bastante antigo e não há risco iminente de alguma coisa”, acrescentou.

RIO DAS VELHAS

Com relação à situação da ponte do Rio das Velhas, interditada em 20 de abril e demolida na semana passada, as notícias também não são boas
As duas cabeças de ponte, necessárias para a instalação de estruturas metálicas provisórias, a serem montadas pelo Exército, só ficarão prontas no mês que vemA previsão anterior, que era de 20 dias para a construção das cabeças de ponte, não foi cumprida e a nova data agora é 8 de junho“É nessa data que começaremos a montar as estruturas metálicas para suportar carga de 60 a 70 toneladasVeículos com peso superior continuarão passando pelo desvio de Barão de Cocais”, informou Alexandre Oliveira.

Motoristas aguardam com ansiedade a instalação dos pontilhões metálicos, principalmente os condutores de veículos pesados, que, com a interdição da BR-381, são obrigados a aumentar o percurso em mais de 100 quilômetrosCarros de passeio e pequenos caminhões passam por Santa Luzia, mas a situação não é confortável, pois as ruas estreitas e antigas da cidade não comportam o volume de tráfego e os congestionamentos são constantes.

Passageiros de ônibus coletivos também são prejudicados, pois precisam atravessar por uma passarela para pedestres e fazer a baldeação do outro lado do rioSegunda-feira passada, uma nova travessia, que oferece mais segurança aos pedestres, foi inauguradaEla tem 40 metros de comprimento por dois metros de larguraPassadeiras provisórias feitas pelo Exército tão logo a ponte foi interditada, foram desmontadas