As BRs 381 e 040, duas das mais importantes rodovias federais que cortam Minas Gerais, lideram um ranking trágico: estão entre as mais perigosas do Brasil e são palco de centenas de mortes a cada anoÉ o que atestam dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) referentes ao número de acidentes e vítimas em todas as estradas federais do paísDe acordo com os levantamentos da PRF, na 381 houve, em 2010, 334 das 1.344 mortes em BRs no estado, o equivalente a 24,85% do totalJá na 040 foram 217 mortes, pouco mais de 16,14%Ao todo, 41% das mortes em acidentes nas estradas federais que passam pelo estado ocorreram nas duas vias
No levantamento do Dnit, que apurou o número de acidentes com mortes em cada uma das estradas federais, a 381, também chamada de Rodovia da Morte, aparece em primeiro lugar, com 116 ocorrências com vítimas no ano passado, no trecho entre Belo Horizonte e a divisa com o Espírito SantoA BR-040, no trajeto Juiz de Fora a Brasília, aparece em terceiro lugar na lista das mais perigosas com 75 acidentes com mortosO segundo lugar é da BR-101, no trecho que corta o Espírito Santo, com 94 acidentes com mortes
O levantamento da PRF confirma ainda a tendência de crescimento do número de tragédiasA cada ano, os acidentes e vítimas aumentam, mostrando que as autoridades ainda não acharam a ferramenta eficaz para impedir o desperdício de vidas nas estradasEm 2009, a PRF registrou 1.214 mortes em 25.072 acidentes
Na 381 e na 040 o total de desastres e mortes também cresceu em 2010, quando comparados com o ano anteriorNa primeira, em 2009, houve 9.614 acidentes, com 280 mortosNo ano passado, foram 9.890 ocorrências, com os 334 óbitos citados anteriormenteNa segunda, foram 4.707 acidentes e 209 mortos em 2009, contra 5.307 ocorrências e 217 vítimas em 2010
A PRF aponta ainda os trechos da BR-381 onde ocorrem mais acidentes: entre BH e Governador Valadares, no ano passado, foram 2.836 ocorrências, com 2.007 feridos e 180 mortos, contra 2.975 acidentes, 2.159 feridos e 138 óbitos no ano anteriorEntre Belo Horizonte e João Monlevade, a PRF anotou no ano passado 2.049 acidentes, com 1.430 feridos e 11 mortosEm 2009, os dados apontavam, respectivamente, 2.111 acidentes, 1.497 feridos e 81 mortos
Curvas e ultrapassagens
O professor e doutor em engenharia de transportes Frederico Rodrigues, mesmo sendo categórico em afirmar que o grande responsável por boa parte dos acidentes nas rodovias brasileiras é o motorista, lembra as características peculiares das BRs 381 e 040 e diz o que pode ser feito para reduzir as estatísticas trágicas nestas estradas“As duas têm muitas curvas, especialmente a 381, e longas áreas de ultrapassagem proibida
”
No caso da 040, onde há uma grande concentração de áreas urbanas, é comum a ocorrência de muitos acidentes nos atravessamentosPor isso, todo o cuidado é pouco“O veículo tem que rodar devagar porque está perto de uma cidade e, muitas vezes, isso não ocorreHá redutores de velocidade e mesmo assim há acidentes”, diz o especialistaPara ele, há maneiras de minimizar os desastres nas duas estradas, como separar as pistas com canteiros centrais ou mesmo duplicar as vias, no caso da BR-381.